Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    TIJ: Palestinos devem ser protegidos de genocídio

    O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) disse hoje que pelo menos alguns direitos reivindicados pela África do Sul na sua acusação de genocídio contra Israel no ataques a Gaza são plausíveis. A leitura está em curso.

    Com a leitura ainda em andamento, o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), em Haia, disse nesta sexta-feira (26.01) que regulamenta o direito dos palestinos em Gaza de serem protegidos de atos de genocídio.

    Os palestinos parecem ser um grupo protegido pela convenção do genocídio, entende o tribunal.

    A decisão desta sexta-feira não trata da acusação central do caso – se genocídio ocorreu – mas focará na intervenção urgente pedida pela África do Sul, para travar a violência.

    África do Sul em celebração
    A África do Sul aplaudiu a decisão do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), considerando ser “monumental” para que seja respeitado o direito internacional no enclave palestino.

    “Numa decisão sem precedente, o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) determinou que as ações de Israel em Gaza são plausivelmente genocidas e indicou medidas provisórias nesse âmbito”, referiu em comunicado o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul (Dirco) .

    A diplomacia sul-africana adiantou que “para a implementação do Direito Internacional a decisão é monumental”. Pretória apelou ainda a Israel para “não agir no sentido de frustrar a aplicação da ordem judicial”, hoje anunciado.

    Por Reuters | Lusa

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema