Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Redução da ajuda externa afetou economia são-tomense em 2012 – Banco Central

    A governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) disse hoje que a redução de financiamento externo condicionou a capacidade do arquipélago de concretizar investimentos públicos e reduziu o nível de reservas cambiais.

    “Para fazer face a esta situação, valeram as medidas de contenção das despesas do Orçamento do Estado (OE) e outras medidas de melhoria de gestão cambial que foram decisivas para assegurar a estabilidade macroeconómica”, disse a governadora do BCSTP, Maria do Carmo Silveira, numa conferência de imprensa realizada hoje na capital são-tomense.

    Referindo-se às perspetivas para 2013 o Banco Central são-tomense considera que o país deverá manter os esforços de consolidação orçamental com vista a “garantir o quadro de estabilidade macroeconómica, indispensável à manutenção da paridade da taxa de câmbio fixo e a melhoria do ambiente de negócios”.

    “Continuaremos a gerir a política monetária tendo em vista consolidar os objetivos de inflação baixa, num regime de taxa de câmbio fixo e de priorização do crescimento económico real robusto da nossa economia que deverá situar-se entre 4 e 4,5%”, acrescentou.

    Considera, entretanto, que as previsões para 2013 terão em conta os riscos prevalecentes no mercado internacional e os objetivos macroeconómicos do programa do XV governo constitucional ainda em fase de elaboração, mas que terá em conta o Programa de Ajustamento Estrutural (PAE) assinado com o FMI e o Banco Mundial e o acordo de cooperação económica assinado com Portugal.

    Em 2012, segundo a governadora do BCSTP, houve uma “tímida” queda da inflação,que “deverá situar-se próximo de 10% em termos acumulados”.

    Considera que este nível de inflação “é ainda elevado” e reflete a “volatilidade da conjuntura interna”.

    A redução, maior do que a prevista pelos parceiros internacionais de São Tomé e Príncipe, de recursos externos para o OE resultou, de acordo com o Banco Central, no “abrandamento da atividade económica e levou a revisão em baixa da perspetiva de crescimento económico inicialmente previsto para este ano”. (lusa.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema