Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Presidente de Timor toma posse e diz que não há tempo para conflitos

    Taur Matan Ruak, tomou posse, na madrugada de domingo (tarde de sábado em Lisboa), como Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Num discurso emotivo, Taur Ruak prometeu trabalhar em prol do povo, para construir um país mais justo e desenvolvido.

    A posse foi formalizada já perto da 1h00 em Timor (17h em Lisboa), numa cerimónia que acabou por atrasar cerca de uma hora, depois das muitas obrigações protocolares, que envolveram milhares de convidados, entre os quais os presidentes da República de Portugal, Cavaco Silva, e da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono.

    Taur Matan Ruak foi sempre o mais aplaudido. “O passado de trabalho e dedicação ao país tem de ser revivido, tem de ser transposto para o presente, para retirar o povo e o país de um estado em que a maioria é pobre, para um estado em que a maioria é próspera”, afirmou no seu discurso de posse.

    Taur Matan Ruak recordou que tinha sido naquele campo de Tasi Tolo que o Papa João Paulo II tinha rezado missa em 1999 e que tinha sido igualmente ali que, há dez anos, tinha sido restaurada a independência, no mesmo dia em Xanana Gusmão tomava posse como Presidente da República.

    “Alturas houve em que nos foi exigido o sangue e a luta. Hoje, é-nos exigido o suor e o trabalho”, acrescentou o novo Presidente, defendendo que o povo deve estar mais envolvido no desenvolvimento do país.
    O chefe de Estado agradeceu a ajuda internacional que tem sido prestada a Timor, mas lembrou que o país é dos timorenses e a “responsabilidade de transformar” o país é dos timorenses.

    “Não temos tempo para perder com conflitos e palavras duras e sem significado. Já não há espaço para pensarmos na fama, prazeres, poder e riquezas pessoais”, disse o novo Presidente. “Chegou o momento de trabalhar arduamente, o momento de olharmos para o futuro, o tempo de caminharmos juntos, para sairmos da pobreza e do sofrimento que destrói as nossas vidas e o futuro”, completou, sob fortes aplausos.

    Antes Ramos-Horta, o Presidente cessante, lembrou o “longo caminho na vastidão da indiferença e do abandono internacionais” a que Timor-Leste esteve sujeito durante os 24 anos de luta pela restauração da independência do país.

    “Renascemos das cinzas, sobrevivemos a guerras e pagámos pelos nossos pecados. Mas muitos, demasiados, desapareceram para sempre – seres humanos mortos por seres humanos, irmãos mortos por irmãos”, afirmou.

    Ramos-Horta manifestou tristeza por Timor não ter aprovado uma lei de amnistia que permitisse o retorno a casa “de muitos irmãos e irmãs” que ainda vivem fora do país.

    Tal como há dez anos, voltou-se a homenagear os heróis. Ramos-Horta, antes de abandonar a Presidência, condecorou a título póstumo, com o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste, os antigos presidentes timorenses Francisco Xavier do Amaral e Nicolau Lobato, que exerceram funções durante os 24 anos de luta contra a invasão indonésia.

    Xanana Gusmão, actual primeiro-ministro e ex-presidente timorense, foi igualmente condecorado com o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste e Ramos-Horta anunciou que vai condecorar Sérgio Vieira de Melo, que chefiou a ONU em Timor e foi morto no Iraque, noutra missão das Nações Unidas.

    Depois de tomar posse, foi a vez de Taur Matan Ruak condecorar Ramos-Horta, igualmente Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.

    Fonte: PUBLICO

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema