Domingo, Junho 16, 2024
16 C
Lisboa
More

    Premiada Melhor Participação entre ministérios na Feira dos Municípios

    A participação do ministério das Finanças foi premiada na noite deste sábado, em Benguela, pela organização da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA2018), como a melhor neste segmento, soube-se hoje.

    Nesta edição da FMCA, além das Finanças, participaram igualmente os departamentos ministeriais do Ambiente, Administração do Território e Reforma do Estado, Comércio, Indústria, Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social.

    Esta foi a primeira vez que se realizou uma participação conjunta do ministério das Finanças e alguns dos seus órgãos tutelados, nomeadamente a Administração Geral Tributária (AGT), Serviço Nacional da Contratação Pública (SNCP), Unidade de Gestão da Divida Pública (UGD), Instituto de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP) e o Grupo Técnico para a Implementação do Regime Financeiro das Autarquias Locais, indica uma nota deste sector enviada neste domingo à Angop.

    A Administração Geral Tributária esteve com um quiosque para atendimento directo aos contribuintes. Neste posto móvel, foram feitas operações de cadastramento de contribuintes e imóveis, liquidação e pagamento de impostos, com destaque para o IPU, Taxa de Circulação e todos os demais. Foram igualmente prestados esclarecimentos sobre o Novo NIF e outras alterações ao sistema tributário, como as modalidades de implementação do Imposto de Valor Acrestado (IVA) a partir de Julho de 2019.

    A Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD) procedeu a apresentação e simulação das operações de venda de títulos do tesouro mediante o Portal do Investidor. Alguns prestadores e fornecedores do Estado procuraram igualmente esclarecimentos sobre a regularização dos atrasados internos.

    Do mesmo modo, o Serviço Nacional da Contratação Pública (SNCP) procedeu a apresentação do portal da contratação pública às entidades públicas contratantes, mormente aos governadores e administradores municipais, assim como aos fornecedores de bens e prestadores de serviços ao Estado.

    Por seu turno, o Instituto de Formação em Finanças Públicas (INFORFIP) e o Grupo Técnico para a Implementação do Regime Financeiro das Autarquias Locais procederam explicações sobre os seus serviços, respectivamente em matéria de formação sobre gestão de finanças locais, bem como sobre as perspectivas de funcionamento e gestão de finanças locais.

    O grupo técnico procedeu também uma apresentação no fórum sobre os fundos especiais consignados às administrações municipais, os desafios e constrangimentos do portal do municipe e o desenho das finanças locais em sede da institucionalização das autarquias locais.

    A nível da participação dos governos provinciais, o Zaire foi o grande vencedor.

    Segundo os dados da organização, mais de 10 mil pessoas visitaram a Feira que teve uma taxa de participação plena pois todos os 164 municípios e 18 governos provinciais estiveram presentes, bem como 65 empresas públicas e privadas.

    A FMCA visou a troca de experiências, estabelecer parcerias, bem como promover a cultura e potencialidades da região sul do País ao longo de aproximadamente 6.500 metros quadrados de exposição. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que mulheres da Antiguidade pensavam sobre sexo: ‘Deveriam se livrar da vergonha junto com as roupas’

    O poeta grego Semônides de Amorgos dizia, no século 7 a.C., que existem 10 principais tipos de mulheres. Para ele,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema