Sábado, Junho 1, 2024
25.9 C
Lisboa
More

    Polícia dispersa tumulto em funeral de músico “Nagrelha”

    A polícia angolana dispersou com gás lacrimogéneo um tumulto perto do cemitério de Santa Ana, onde foi sepultado o músico kudurista “Nagrelha”. Um jovem morreu e 33 pessoas ficaram feridas. Houve ainda 18 detenções.

    As cerimónias fúnebres do músico, que morreu na sexta-feira, atraíram uma multidão de milhares de angolanos no que será o maior funeral de sempre em Luanda.

    Esta manhã havia ainda centenas de pessoas no Estádio da Cidadela, onde decorreram as homenagens, e de onde saiu um cortejo a pé, em candongueiros e com milhares de motoqueiros em direção ao cemitério de Santa Ana.

    A grande concentração de pessoas levou a polícia a intervir, ouvindo-se disparos, já que apesar de estarem mobilizados 800 agentes, a polícia teve dificuldade em controlar os grandes aglomerados.

    Um morto e 33 feridos

    Em declarações à Lusa, o porta-voz do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente Nestor Goubel, afirmou, entretanto, que um jovem morreu e 33 pessoas ficaram feridas durante o evento. A vítima mortal, adiantou o superintendente, será um adolescente de 13 ou 14 anos, que morreu asfixiado.

    Em comunicado, a polícia afirma que, “face à tentativa de invasão do cemitério, as forças policiais foram obrigadas a dispersar a multidão desordeira”.

    Durante a operação de reposição da ordem pública registou-se a morte de um menor ainda por identificar, e ferimento em 16 efetivos da polícia, dos quais dois com gravidade (esfaqueados), e 17 cidadãos.

    Registaram-se também danos materiais, nomeadamente em quatro viaturas da polícia e cinco autocarros vandalizados, uma motorizada carbonizada e numa esquadra móvel, bem como o roubo de botijas de gás e grades de cerveja em quantidade não determinada.

    18 detidos

    “Foram detidos 18 cidadãos suspeitos de práticas indecorosas”, acrescentam as autoridades.

    O comunicado refere que se previa “uma moldura humana considerável” face à legião de fãs do kudurista, bem como a notícias veiculadas nas redes sociais que davam conta de incitação a práticas de desordem social, roubos e arruaças, pelo que foi definido um conjunto de medidas “com vista a anular todas as ameaças”.

    Gelson Caio Manuel Mendes, mais conhecido como “Nagrelha”, o mais célebre cantor do estilo musical kuduro, morreu aos 36 anos em Luanda devido a um cancro no pulmão, segundo o Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares D. Alexandre do Nascimento, onde se encontrava internado.

    DW

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema