Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Pesca Desportiva: Vitória no Mundial dedicada aos precursores da independência nacional

    Gonçalves Muandumba, Ministro da Juventude e Desportos (Foto: Clemente dos Santos)
    Gonçalves Muandumba, Ministro da Juventude e Desportos (Foto: Clemente dos Santos)

    O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, disse quinta-feira, em Luanda, que a vitória no 24º campeonato do mundo de pesca desportiva ao corrico de alto mar tem um significado especial pelo contexto que ocorre, tendo-a dedicado aos “precursores da independência nacional”.

    Em declarações à Angop, na Galeria dos Desportos, em Luanda, onde presidia à apresentação pública da conferência nacional sobre futebol, sublinhou também o contexto em que o feito ocorre, particularmente num ano de contenção e a cerca de um mês da perda de muitas vidas consequência das fortes chuvas ocorridas na cidade sede da competição.

    “Esta vitória é dedicada ao povo angolano. Aos precursores da luta pela independência nacional, aos que a conquistaram, aos jovens que defenderam a paz e construíram a democracia. Portanto, é uma vitória para todos”, declarou numa alusão aos 40 anos de país independente que Angola assinala no próximo dia 11 de Novembro.

    “Devo dizer que, para esta competição, organizada num contexto de contenção financeira, tenho que prestar um grande tributo aos patrocinadores, aos voluntários, às forças da polícia nacional. À equipa de saúde, as autoridades de Benguela; ao Presidente da República, que é um homem do desporto, que deu toda a orientação para, apesar da contenção, o evento se realizar”.

    Gonçalves Muandumba recordou que os atletas da pesca desportiva estão a cumprir um desafio lançado, tal como fez o andebol, que obteve recentemente a qualificação aos próximos jogos olímpicos.

    “Apesar de ser um ano de contenção financeira, é um ano de desafios também, para mostrarmos a nossa capacidade, valentia e patriotismo e o nosso amor pela bandeira. E com isso, estamos todos animados e inspirados para vencer. Eles conseguiram mais uma prova de que somos capazes e vamos continuar a somar pontos ao nível do desporto, num dia em que estamos a falar de futebol, uma das grandes modalidades do país e do mundo inteiro”, declarou o ministro.

    Em relação ao desporto e os 40 anos de país livre, o ministro explicou que o apelo aos agentes desportivos é que todos os eventos sejam dedicados à efeméride. Para tal, segundo o responsável, a maneira do desporto fazer este exercício tem de ser “obviamente” com vitórias.

    Daí que considere que a conquista do Mundial do Lobito “tem um sabor muito especial porque foi conseguida com muito esforço”. Recordou que foi uma última jornada tão disputada a ponto que só praticamente nos últimos 30 minutos da competição é que Angola foi declarada efectivamente vencedora.

    “Portanto, é uma vitória de bom sabor. Um sabor à independência, à conquista, liberdade, democracia, à paz, e que nos inspira a continuarmos cada vez mais a investir no desporto, que nos traz alegrias, bem-estar e satisfação, traz emoções positivas.

    “Sobretudo por ser no Lobito que teve esse desastre natural, essa tristeza que tivemos há sensivelmente 30 dias em que morreram quase cem pessoas em toda província, mais de 70 no Lobito, vítimas das chuvas. É também uma homenagem a essas pessoas. É ainda um reconhecimento à população que com a sua presença deu todo calor a selecção nacional para vencermos hoje”, declarou.

    Olhando o futuro, Gonçalves Muandumba considerou o triunfo um “bom sinal” sobretudo por ser campeões mundiais consecutivamente, e aproveitou a ocasião para relembrar o apelo deixado na abertura do evento no sentido da generalização desta prática desportiva no país.

    “Apelámos para que o evento fosse aproveitado para se generalizar essa prática desportiva, assim esperamos. Temos muito mar, muito espaço e temos um grande potencial. A prova está aí”, disse.

    Angola soma agora três troféus na categoria. O primeiro aconteceu em 2008, na África do Sul e o segundo no ano passado no Brasil. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema