Terça-feira, Maio 14, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Peritos da ONU ficam na Síria só até sábado

    (Fotografia © Reuters)
    (Fotografia © Reuters)

    O secretário-geral da ONU revelou que os peritos que estão a investigar o alegado ataque com armas químicas na Síria vão deixar o país até sábado de manhã. Reino Unido enviou seis aviões de caça “por precaução” para o Chipre.
    “Vão continuar a investigação até sexta-feira e deixarão a Síria até sábado de manhã, apresentando-me o relatório quando estiverem prontos”, disse Ban aos jornalistas em Viena.
    O líder da ONU indicou ainda ter falado quarta-feira com o Presidente dos EUA, Barack Obama, numa altura em que está para breve uma decisão sobre um ataque militar à Síria.
    “Exprimi o meu desejo sincero de que a equipa dos inspetores possa ser autorizada a continuar o seu trabalho conforme o mandato dos estados membros”, indicou.
    Ban Ki-moon tem-se mostrado contra um eventual ataque militar à Síria. “É preciso dar uma hipótese à diplomacia, é preciso dar uma hipótese à paz”, disse.
    Barack Obama disse ontem, numa entrevista à estação de televisão PBS, que ainda não tomou uma decisão sobre um eventual ataque militar.
    Deste lado do Atlântico, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, comprometeu-se a esperar pelo relatório dos inspetores da ONU antes de tomar uma decisão sobre uma eventual intervenção militar na Sìria.
    O Parlamento britânico, que hoje reune de emergência, não deverá votar uma resolução sobre a aprovação dessa intervenção, mas uma condenação ao uso de armas químicas. Cameron foi obrigado a esperar pelo relatório dos inspetores diante não só da oposição do Partido Trabalhista, mas também por causa de uma rebelião de alguns deputados conservadores.
    Apesar dessa decisão, o Reino Unido enviou para o Chipre seis aviões de caça das Forças Aéreas britânicas, como “medida de precaução para proteger os interesses britânicos”.
    Numa entrevista ao ‘El País’, o ex-inspetor de armas da ONU para o Iraque, Hans Blix, defendeu que se deve esperar pelo relatório dos peritos antes de tomar qualquer decisão. E lembra: “quer se trate de Obama na Síria ou George W. Bush no Iraque, os EUA não são os polícias do mundo”.

    (dn.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema