Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Nacional tem fé na continuidade

    O Nacional de Benguela pode sentenciar amanhã, quando defrontar a Académica do Soyo, no estádio dos Embondeiros, a sua continuidade no Girabola. Triunfar no reduto do adversário e torcer pelo deslize dos seus directos contendores pela manutenção na fina-flor do futebol nacional é o objectivo preconizado pela formação alvinegra. O embate de amanhã, a partir das 15h30, no Estádio dos Embondeiros, reveste-se de extrema importância para as duas equipas que, em função do lugar que ocupam na tabela de classificação, estão proibidos de perder pontos.

    Separados por seis pontos (os estudantes estão na 14ª posição com 21 e os elefantes na 16ª com 15), o jogo de amanhã está a ser encarado pelos dois contendores como o relançar da fuga dos lugares críticos da prova. As duas equipas vêm de resultados distintos na ronda passada. O Nacional de Benguela perdeu em casa diante do Bravos do Maquis, enquanto o Académica do Soyo levou a melhor sobre o Sagrada Esperança. A julgar pela posição que ocupam no campeonato, apenas a vitória interessa aos dois contendores, sob pena de soçobrar. Um fim que nenhum deles almeja.

    SÃO FILIPE
    Técnico intensifica preparação
    para surpreender o adversário

    O treinador do Nacional de Benguela, Luís Mariano, intensificou, ao longo da semana, a preparação para o jogo de amanhã diante da Académica do Soyo. Consciente da importância em vencer todos os jogos que tem pela frente, o técnico brasileiro dedicou especial atenção ao sector atacante: “Só se ganham jogos marcando golos e é isso que temos de fazer no jogo frente à Académica do Soyo”, declarou. Os aspectos técnicos e tácticos não foram descurados, com realce para o esquemas ensaiados no sector defensivo, para evitar sofrer golos. A vertente psicológica complementou as sessões de trabalho projectado para o desafio deste sábado, na vila da Base do Cuanda.

    Em função daquilo que nos foi dado a perceber ao longo da semana anterior ao jogo deste fim-de-semana, o professor Luís Mariano pode iniciar o embate contra a formação da Académica do Soyo com o seguinte “onze”: Ricardo; Samuel, Bobista, Buku e Vadinho; Márcio Luvambo, Ruben, Beirão e Jimy; Ndan Garcia e Búgus Semedo. Um sistema táctico (4x4x2) pouco usado pelo técnico, que sempre privilegiou o 5x3x2 desdobrável ou 5x4x1.

    Miller Gomes concede folga
    ao plantel do Petro de Luanda

    Depois de uma semana de trabalho aturado, a equipa técnica do Petro de Luanda, concedeu hoje folga aos jogadores e regressam amanhã aos trabalhos, tendo em vista o jogo diante do Kabuscorp do Palanca, referente à 25ª jornada do Girabola. Os petrolíferos, que não jogam este fim-de-semana com o Interclube, em virtude do jogo das Afrotaças, vão procurar retemperar energias para o duelo da próxima quarta-feira com o Kabuscorp. Ontem, a circulação de bola, jogadas pelas alas com cruzamentos para a grande área e finalização, dominaram o treino matinal dos tricolores, que se preparam para defrontar os palanquinos naquele que vai ser mais um teste difícil para a defesa tricolor, que não sofre nenhum golo há 11 jornadas.

    Por esse motivo, o sector defensivo da equipa, o elo mais forte neste momento, e que dá garantias a Miller Gomes de um bom desempenho nos próximos jogos, caso mantenha os mesmos níveis de motivação, foi poupado pelo técnico. O Petro aproveitou a paragem registada no Girabola para trabalhar mais a finalização, que tem sido o seu grande calcanhar de Aquiles. Os avançados têm procurado melhorar os seus registos e a insistência da equipa técnica vai no sentido deles rematarem mais vezes durante os treinos.

    Miller Gomes aposta numa filosofia de jogo ofensiva, com o devido equilíbrio no sector defensivo e no meio campo, procurando marcar o maior número de golos possíveis. Todavia, as coisas não têm saído como o esperado, uma vez que à da falta de eficácia dos avançados se juntam também algumas “arbitragens tendenciosas”, de acordo com os tricolores, que influenciam no saldo pouco atractivo em termos de golos marcados. Os três jogos amistosos realizados durante a paragem do campeonato mostraram uma veia goleadora da equipa, marcando oito golos e sofrendo seis. O Petro defrontou duas vezes o ASA (perdeu 3-0 e ganhou 3-1) e ainda venceu o Benfica de Luanda por 5-3.
    Jorge Neto

    CATETÃO
    Félix Katongo
    integra o grupo

    O médio ofensivo zambiano já está às ordens de Miller Gomes, depois de regressar ao país na quarta-feira. Félix Katongo esteve ao serviço da selecção dos Chipolopolos no passado sábado e foi o último jogador aguardado pela equipa técnica tricolor, para completar o plantel. O campeão africano regressou com boa disposição e compete já com os seus colegas de equipa, procurando um lugar no onze que vai defrontar o Kabuscorp do Palanca, na próxima quarta-feira. Katongo é um dos habituais titulares do conjunto orientado por Miller Gomes, onde assume funções ofensivas no meio campo, transmitindo também a sua experiência. O reforço dos tricolores para este ano, a par de Osório e Ben Traoré, ambiciona melhorar as suas exibições e conquistar o título inédito de campeão do Girabola. O médio tem a concorrência de Mabiná, Dani, Osório, Day Day, Mateus, Chiló, daí que vai ter de trabalhar de forma afincada para continuar a merecer a confiança da equipa técnica.

    Fonte: Jornal dos Desportos

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema