Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Morreu a atriz Carol Channing

    A atriz norte-americana Carol Channing, que protagonizou “Hello, Dolly” na Broadway, onde teve uma carreira de décadas, ´morreu hoje de causas naturais, aos 97 anos, anunciou o seu agente, B.Harlan Boll. Informa o site de notícias Impala.

    Nascida em Seattle, em 1921, Carol Channing estreou-se aos 19 anos, em Nova Iorque, num musical de Marc Blitzstein, antes de chegar à Broadway com a versão original para palco de “Os Homens Preferem as Louras”, em 1949.

    Seguir-se-iam “The Vamp”, em 1956, e “Show Girl”, em 1961, que lhe deram as primeiras nomeações para os prémios Tony da Broadway, como melhor atriz de um musical, galardão que conquistou em 1964, com o desempenho em “Hello, Dolly”, que celebrizou antes de Bette Midler e Barbra Streisend.

    Channing somou mais de 5.000 representações como Dolly Levi, o papel escrito por Jerry Herman e Michael Stewart, a partir da história de Thornton Wilder.

    Em 1968, foi a vez de conquistar um Globo de Ouro, pelo papel em “Millie, Rapariga Moderna”, musical em que também se distinguiram Julie Andrews e Mary Tyler Moore.

    Channing entrou na American Theatre Hall of Fame em 1981 o recebeu o prémio Tony de carreira em 1995.

    Quando, em 1973, em plena investigação do Caso Watergate, o nome de Carol Channing surgiu numa lista de “inimigos a abater” do presidente norte-americano Richard Nixon – que viria a demitir-se -, a atriz da Broadway disse publicamente que esta era uma das suas maiores distinções.

    Em 2002, publicou a autobiografia “Just Lucky I Guess” e, em 2012, a realizadora Dori Berinstein dedicou-lhe o documentário “Larger Than Life”.

    A atriz completaria 98 anos no dia 31 de janeiro.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema