Sábado, Junho 1, 2024
21 C
Lisboa
More

    Moçambicanos comemoram hoje Dia da Independência

    Os moçambicanos assinalam hoje, 25 de Junho, 37 anos de Independência Nacional, com os olhos postos no desenvolvimento económico e combate à fome e à pobreza.

    Situado na costa oriental da África Austral, o país tornou-se independente a 25 de Junho de 1975, um acto proclamado pelo então presidente, Samora Moisés Machel, depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos.

    Possui 11 províncias e uma população estimada em mais de 20 milhões de cidadãos. É um país multirracial de esmagadora maioria negra.

    Quanto à composição étnica 46,1 porcento são macuas, 53 tsongas, malavis e chonas, e 0,9 outros.

    Trinta e sete porcento da população concentra-se nas cidades e a restante nos campos. As principais cidades são Maputo (capital), Beira e Nampula;

    O clima é tropical com estações secas de Junho a Setembro.

    As temperaturas médias em Maputo variam entre os 13-24 °C em Julho a 22-31 °C em Fevereiro.

    Cerca de 45 porcento do território moçambicano tem potencial para agricultura, porém 80 porcentos dela é de subsistência.

    Os principais produtos agrícolas são o algodão, cana-de-açúcar, castanha de caju, mandioca e copra (polpa do coco). O Produto Interno Bruto é de 3,6 bilhões de dólares.

    Os principais recursos minerais incluem carvão, grafite, bauxita, ouro, pedras preciosas e semipreciosas. Possui também reservas de gás natural e mármore.

    O país tem um grande potencial turístico, destacando-se as praias e zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral e os parques e reservas na natureza no interior do país.

    Culturalmente é reconhecido pelos seus artistas plásticos: escultores (principalmente da etnia Makonde) e pintores (inclusive em tecido, técnica batik). Artistas como Malangatana, Gemuce, Naguib, Ismael Abdula, Samat e Idasse destacam-se na área de pintura.

    A música vocal moçambicana também impressiona os visitantes. O timbila chope foi considerado património mundial.

    A língua oficial é o português, mas existem diversos idiomas nacionais com o xitsonga, xichope; bitonga, xisena, xishona, cinyungwe, echuwabo, emacua, ekoti, elomwe, cinyanja, ciyao, ximaconde e kimwani.

    Devido à considerável comunidade asiática radicada em Moçambique são também falados o urdu e o gujarati.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema