Quinta-feira, Maio 2, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Ministro da Educação quer métodos científicos e didácticos no sistema de inspecção

    Pinda Simão, ministro da Educação (Foto: ANGOP)
    Pinda Simão, ministro da Educação (Foto: ANGOP)

    Luanda – O ministro da Educação, Pinda Simão, realçou, hoje, segunda-feira, em Luanda, que o sistema de educação do país requer um enriquecimento com competências dos inspectores com funções modernas, através de corporação de estratégias científicas, didácticas e metodológicas , promovendo melhorias na qualidade de ensino. O governante teceu tal consideração na abertura do I Encontro Técnico da Inspecção da Educação.

    O titular da pasta  da educação acrescentou que os pontos a cima referenciados serão necessários num contexto de rápida expansão da cobertura de rede escolar.

    “O  nível de profissionalização de inspectores que almejamos deve estar  estreitamente vinculado com o seu desempenho técnico, baseado na sua capacidade de proceder a uma leitura correcta do que se passa na escola, no ponto de vista pedagógico, científico e metodológico”, disse.

    Segundo o ministro, o inspector deve prestar o apoio necessário a sua direcção e aos professores, não ignorando os princípios que caracterizam o sistema de educação, exemplificando, que deve ter autoridade sem ser autoritário, ser competente sem ser arrogante.

    Assim sendo, revelou, vão promover inovações em consonância com as características da realidade e objectivos do país.

    “No contexto educativo angolano, onde a rede escolar  expande-se de forma expressiva, precisamos acelerar a qualidade e reforçar rapidamente as  competências dos profissionais do sector em  especial os inspectores para encararem e gerirem com responsabilidade a mudança pretendida, isto requer a operacionalização de uma politica de inspecção para supervisionar de forma mais proactiva e interactiva os indicadores de qualidade  e produzirem informação que permitam a direcção do ministério  adoptar medidas correctivas no sistema  em tempo oportuno”, referiu.

    Inspectores representantes das18 províncias do país estão reunidos para juntos reflectirem sobre a qualidade de ensino e encontrarem soluções para aumento da  qualidade.

    Temas como o Papel da Inspecção do Estado, Programa de Reestruturação e Revitalização da Inspecção, o Balanços Províncias da Acção Inspectiva, Principais Documentos sobre a Legislação do Sistema Educativo, Problemática da Mono Docência, Organização e Gestão das Escolas de Professores de Futuro, bem como a Avaliação das Aprendizagens no Subsistema do Ensino Geral, serão abordados durante os três dias.   (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Para a História: O ceticismo de Fidel Castro e Nikita Krushchev sobre a revolução em África

    Os antigos dirigentes de Cuba e da extinta União Soviética, Fidel Castro e Nikita Krsushchev tinham uma opinião muito...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema