Sábado, Maio 4, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Mais de 150 mil famílias beneficiam do programa de micro-crédito

    Cidade do Uíge

    Uíge – Cento e cinquenta e um mil e 511 famílias beneficiaram do programa de micro crédito em 2010, informou hoje, quinta-feira, na província do Uíge, a chefe de departamento para família do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), Santa Ernesto.

    A responsável apresentou esses dados ao proceder o balanço das recomendações saídas do Fórum Nacional realizado em 2009 sob o lema “Investir na Mulher Rural para Desenvolver as suas comunidades”.
    Segundo Santa Ernesto, no referido período 757 mil e 555 pessoas beneficiaram indirectamente do projecto de micro crédito do Minfamu, das quais mais de 80 porcento foram mulheres, representando, em termos percentuais, uma evolução na ordem de 30, 7 porcento.
    Na vertente de educação e como estratégia do ministério para a moralização da família e da sociedade, em 2009, o Minfamu lançou a campanha de resgate de valores morais e cívicos por via do programa Angola Solidária, registando-se, com satisfação, a adesão dos diferentes actores da sociedade.
    O Ministério da Família, em parceria com o Ministério da Educação e da Unesco, levou a cabo a primeira fase do projecto de formação de alfabetizadores em línguas nacionais, tendo como grupo alvo a Associação de Comerciantes e Ambulantes de pessoas deficientes.
    Segundo a responsável, 445 dinamizadoras rurais beneficiaram de formação no quadro do programa de apoio à mulher rural e da periferia que iniciou nas províncias do Bengo e de Luanda.
    A aprovação pelo Conselho de Ministros do regulamento das sociedade de Micro- Crédito e cooperativas de credito e a sua consequente publicação em Diário da República constitui um dos passos em direcção a promoção do sector financeiro inclusivo, tornando-se necessária a sua divulgação para atrair maior número de operadores do sector.
    O Fórum Nacional da Mulher Rural é um espaço de diálogo e concertação entre o Governo e seus parceiros, que directa ou indirectamente lidam com a problemática da mulher no meio rural e o desenvolvimento das suas comunidades.
    O mesmo tem lugar de dois em dois anos, tendo a província do Cunene acolhido o último conclave.
    Participam no encontro a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado, a vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, vice-governadores para o sector político e social, directoras provinciais do Minfamu das 18 províncias e outras individualidades do Governo angolano.

     

    Fonte: Angop

    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema