Sábado, Junho 1, 2024
21.9 C
Lisboa
More

    Luanda: Responsável da educação garante pagamento de salários em atraso

    O director Provincial da Educação, André Soma, adiantou hoje, em Luanda, que os salários de Janeiro dos professores dos municípios do Cazenga, Viana e Cacuaco começaram a ser pagos esta semana.

    André Soma, director Provincial de Educação de Luanda (Foto: Miudo)
    André Soma, director Provincial de Educação de Luanda (Foto: Miudo)

    Em declarações à Angop, o responsável afirmou que o atraso no pagamento dos salários destes municípios deveu-se ao processo da implementação da gestão municipalizada, factor que retira da responsabilidade da Direcção Provincial da Educação e transfere para as administrações municipais o pagamento dos saldos dos docentes.

    Afirmou que estão garantidos o pagamento dos meses de Janeiro e Fevereiro, enquanto se vai  retomar documentalmente o tratamento definitivo dessa questão.

    André Soma pediu acalma aos docentes, afirmando que são infundadas as acusações segundo as quais alguém teria furtado o salário dos professores.

    “ O facto é que os atrasos registaram-se devido a uma situação administrativa muito profunda, mas a situação está a ser resolvida”, reforçou.

    Segundo o dirigente, o  Governo Central está a ensaiar mecanismos de gestão municipalizada e este ano a partir  de uma certa data o salário passou para a responsabilidade dos municípios, deixando a direcção provincial de Luanda de ter o orçamento da educação de forma centralizada”, explicou.

    Adiantou que a situação registada é normal, pois por um lapso na feitura do orçamento de 2014 os municípios de Viana, Cacuaco e Cazenga não foram contemplados e em Janeiro a situação veio a tona porque não se tinha como ser liquidar a questão salarial destas áreas.

    Com esta situação, prosseguiu, despoletou-se um trabalho administrativo para se repor a situação entre a delegação provincial das finanças e a secretaria-geral do GPL, sendo remetido ao Ministério das Finanças para o devido tratamento.

    “Na quarta-feira passada o Secretário de Estado do Orçamento, Alcides Horácio Frederico Safeca,  mostrou-se   muito receptivo para essa situação e neste momento, acredito, que já terão alocado dinheiro da educação para estes  municípios”, afirmou.

    André Soma afirmou que não existem riscos de voltar a acontecer o atraso dos salários, porque os técnicos do orçamento já foram orientados para acautelarem esta situação. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema