Quarta-feira, Maio 15, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Kwononoca com tchianda

    O historiador e director do Museu de Antropologia, Américo Kwononoca, defendeu ontem, no Luena, a realização anual de um festival de dança tradicional tchianda, como forma de valorizar e revitalizar o folclore da região leste do país.
    Durante uma palestra sobre “O distrito do Moxico e a sua origem”, em alusão às comemorações do 95º aniversário da província, o responsável frisou que esta dança, além de ser típica da região Leste, que inclui o Moxico, as Lundas Norte e Sul, é também praticada em alguns países vizinhos, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia.
    Para o historiador, um povo só é conhecido através da sua cultura, por isso, a riqueza tradicional e os valores étnicos e linguísticos típicos de cada país devem ser valorizados através de políticas que enalteçam os seus hábitos e costumes.
    Américo Kwononoca disse que o Moxico foi muito marginalizado pelos colonialistas portugueses e belgas, o que atrasou o seu desenvolvimento. De acordo com o palestrante, esta foi a causa de revoltas de algumas autoridades tradicionais da Kameia e Mwene Mbandu, que se rebelaram contra a ocupação colonial portuguesa.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema