Domingo, Junho 2, 2024
22.9 C
Lisboa
More

    Kuanza Norte: Dondo com lojas para armazenar produtos agrícolas e de pesca

    Dondo Foto DR
    Dondo
    Foto DR

    Dondo – No âmbito do programa de reorganização das actividades comerciais no município de Kambambe, província do Kwanza Norte, a cidade do Dondo beneficiou recentemente de duas lojas (provincial e municipal) para recolha de produtos agrícolas e piscatórios, disse segunda-feira, nesta localidade, o administrador municipal Francisco Manuel da Silva.

    Francisco da Silva que fez esta afirmação durante um encontro que manteve com a consultora internacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  ( FAO) , Yvette Ouadi, disse que a loja provincial vai servir para recolha de produtos  agrícolas e de pesca, enquanto a municipal servirá para a comercialização dos produtos.

    “O Dondo é um grande mercado de peixe e vamos associar o programa de vulgarização de técnicas pós captura ao noroeste de Angola que está a ser implementado na comunidade de Ngolome ao do Ministério do Comércio”, disse.

    Referiu que a estrada que dá acesso a comunidade (cerca de 31 km) foi construída pela administração no sentido de facilitar as trocas comercias na localidade.

    “A comunidade do Ngolome é um grande centro de negócios e em termos de pesca continental é a maior lagoa do município”, disse.

    Interrogado sobre os projectos que o município que dirige tem em carteira para aquela comunidade, apontou a construção de uma escola primária de seis salas de aulas,adiantando que há dois anos foi erguido na mesma localidade um posto de saúde.

    “As verbas são poucas e estamos a trabalhar por etapas “, referiu. Na ocasião, a consultora da FAO referiu-se a importância do consumo de peixe nas comunidades, escolas, internatos e nos lares, apontando o elevado numero de proteínas contidas no peixe e ao bem que o mesmo representa para a saúde .

    Yvett Ouadi referiu-se também a necessidade de se preparar a comunidade na aplicação de boas praticas no aprovisionamento do pescado, acrescentando que a formação vai permitir aprender técnicas que vão possibilitar melhorar as formas de conservação de pescado por um período longo de tempo.

    Por seu lado, o director provincial da Agricultura e Pescas do Kwanza Norte, Fernando Mesquita, disse no encontro que manteve com a consultora que o projecto do Ngolomedependente da sua eficácia e pode expandir-se para outras zonas ou mesmo pelo país.

    Disse que as perdas pós captura do pescado na naquela região estão na ordem dos 25  porcento, o que constitui um factor preocupante.

    Referiu que a implementação deste projecto vai contribuir substancialmente para a redução da pobreza e a diminuição da fome.

    “Só podemos diminuir a pobreza se tivermos rendimentos. E o Kwanza Norte tem uma bacia hidrográfica muito boa que pode servir de exemplo para outras regiões”, referiu

    O projecto de desenvolvimento da pesca artesanal, é uma iniciativa do Instituto Pesqueiro de Angola (IPA), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sonda chinesa chega à face oculta da Lua para recolher amostras

    A sonda chinesa Chang’e-6 conseguiu pousar na face oculta da Lua para recolher amostras, o avanço mais recente do...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema