Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Joana Lina em Timor destacou a economia

    Deputada Joana Lina defendeu a necessidade de os países transformarem os seus produtos para desenvolver a economia

    A segunda vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, aconselhou os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a diversificarem a sua economia e evitar uma dependência excessiva de um determinado sector.
    Ao abordar o tema “Recursos naturais: exploração, produção e transformação no país produtor”, durante a Assembleia Parlamentar da CPLP, realizada de 20 a 23 deste mês em Díli, Timor Leste, a deputada Joana Lina falou do esforço que Angola está a fazer para deixar de depender apenas do petróleo.
    O plenário da Assembleia Parlamentar sublinhou, durante os debates, a importância da inventariação dos recursos naturais de cada país, com o objectivo de garantir a sustentabilidade da sua exploração.
    O presidente do Parlamento de Timor-Leste, Fernando Lasama de Araújo, defendeu a criação de uma instituição que promova a ajuda ao desenvolvimento na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o incremento das relações económicas. “Por que não criar uma instituição que sistematize e que promova a ajuda ao desenvolvimento nos países da CPLP? Por que temos de estar dependentes dos outros, se nos nossos países há experiências tão bem sucedidas e que seriam de fácil replicação?”, interrogou-se o presidente do parlamento timorense.

    Pesar por Aristides Pereira

    A Assembleia Parlamentar da CPLP destacou, na sessão de encerramento, o papel “ímpar” do primeiro Presidente da Cabo-Verde, Aristides Pereira, no incremento das relações da organização.
    A deputada timorense Fernanda Lay leu um “voto de pesar” no qual os parlamentares da CPLP prestam “sincera homenagem” e reconhecem o “papel ímpar” que Aristides Pereira “desempenhou em prol do incremento das relações de cooperação e amizade” na organização.
    “O desaparecimento físico de Aristides Pereira constitui uma perda irreparável para a grande família da CPLP e, nesse sentido, a AP-CPLP (…) associa-se neste momento de dor e tristeza e envia as mais sentidas condolências ao Presidente da República de Cabo Verde, família e aos povos de Cabo Verde e Guiné-Bissau”, referiu a deputada timorense.

    Austrália como observador

    A Austrália manifestou interesse em ser observador associado da CPLP, anunciou o secretário executivo, Domingos Simões Pereira, numa mensagem dirigida à terceira Assembleia Parlamentar da organização. Segundo adiantou, a projecção crescente da CPLP tem “suscitado por parte de outros países manifestações de interesse no reforço dos laços” com a organização. “A exemplo do Senegal, Ilhas Maurícias e Guiné Equatorial, já observadores associados, pedidos formais chegaram da Ucrânia e do reino da Suazilândia, tal como manifestações de interesse dos governos da Austrália (que nomeou um embaixador para acompanhar a CPLP), Malta, Luxemburgo e Indonésia”, referiu na mensagemo secretário executivo da CPLP.
    Domingos Simões Pereira destacou, também, o “enorme esforço que Timor-Leste tem consagrado tanto para a consolidação e modernização do tétum como língua nacional, como na expansão do Português enquanto língua oficial”.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Francisco Bernardo

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema