Terça-feira, Abril 30, 2024
17 C
Lisboa
More

    INE confirma estagnação da actividade industrial em Angola no primeiro trimestre do ano

    Expansão

    O indicador que avalia a marcha do sector produtivo abriu 2019 com crescimento nulo. A “culpa” é, mais uma vez, do petróleo, cuja extracção recuou 3,6% face ao IV trimestre de 2018.

    A produção industrial em Angola estagnou no l trimestre deste ano, influenciada pela diminuição na produção na indústria extractiva e na captação, tratamento e distribuição de água e saneamento, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) sobre o Índice de Produção Industrial (IPI).

    O indicador que avalia a produção industrial de quatro sectores, no curto prazo, nomeadamente, as indústrias extractivas, transformadora, distribuição de electricidade e captação e distribuição de água, indica que a produção industrial entrou em 2019 com crescimento nulo face ao último trimestre de 2018, e que caiu 4,8% face aos três primeiros meses de 2018.

    Dentro das indústrias extractivas, cuja produção global caiu 4,2% face ao trimestre anterior e 6,8% face ao período homólogo, a extracção de petróleo caiu 6,7% (no período homólogo) e 3,6% face ao IV trimestre de 2018. Em termos homólogos a extracção de diamantes verificou uma ligeira subida (0,1%) e afundou 20,8% relativamente ao último trimestre de 2018.

    Também o tratamento e distribuição de água e saneamento caiu 13,7% (homólogo) e 14,4% face a Dezembro de 2018. Por outro lado, o sector que mais cresceu, entre Janeiro e Março, foi o da produção e distribuição da electricidade com um crescimento de 31,1% face ao trimestre anterior. O crescimento, neste sector estratégico, resulta da entrada em funcionamento da quinta turbina do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca (AHL).

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Greve na administração pública com impactos na economia e na política

    Apesar de não exisitirem dados sobre os impactos da greve dos funcionários públicos na economia de Angola, economistas advertem...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema