Quinta-feira, Maio 2, 2024
13.1 C
Lisboa
More

    Fatah e Hamas chegam a acordo para recompor governo de unidade na Faixa de Gaza

    O presidente da autoridade palestina, Mahmud Abbas. (REUTERS/Mohamad Torokman)
    O presidente da autoridade palestina, Mahmud Abbas.
    (REUTERS/Mohamad Torokman)

    O partido palestino Fatah e o grupo islâmico Hamas anunciaram nesta quinta-feira (25), no Egipto, que chegaram a um acordo para permitir que o seu frágil governo de unidade exerça autoridade sobre a Faixa de Gaza. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, acusava o Hamas de manter um poder paralelo na região, impedindo que a administração de unidade, nomeada em Junho, funcionasse efectivamente.

    “Fatah e Hamas chegaram a um acordo completo para o retorno do governo de unidade na Faixa de Gaza”, afirmou Yibril Rayub, membro da delegação do Fatah no Cairo. A informação foi confirmada por Azam al Ahmad, chefe da representação do Fatah, e por Musa Abu Marzuk, dirigente do Hamas.

    Em Abril deste ano, depois de muitos anos de negociação, o Hamas e a Organização para a Libertação da Palestina, cujo principal membro é o Fatah, firmaram um acordo de reconciliação. Dois meses depois, criaram um governo de unidade formado por membros independentes.

    Acordo era condição para ajuda

    Mas durante a ofensiva israelita sobre a Faixa de Gaza, em Julho e Agosto, a Autoridade Palestina de Mahmud Abbas acusou regularmente o Hamas de impedir que o governo trabalhasse na região. O grupo palestino, por sua vez, reclamava a falta de pagamento dos salários de seus cerca de 45 mil funcionários em Gaza.

    O acordo desta quinta-feira é fundamental para a conferência de doações que ocorrerá no dia 12 de Outubro, no Cairo, já que muitos países condicionam sua ajuda para a reconstrução de Gaza à existência de um governo de unidade, já que o grupo Hamas é considerado terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

    O anúncio ocorre depois que palestinos e israelitas concordaram em reatar no fim de Outubro suas negociações directas para chegar a uma trégua duradoura na Faixa de Gaza. A intenção é dar continuidade ao cessar-fogo acordado no dia 26 de Agosto para colocar fim a 50 dias de guerra. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chuvas afetam fase final da safra de soja e milho do Rio Grande do Sul

    As chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul trouxeram prejuízos para lavouras de soja e milho, ainda que a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema