Terça-feira, Maio 14, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Estruturação da formação de professores merece atenção especial com a implementação do PND

    Professor durante aulas (ANGOP)
    Professor durante aulas (ANGOP)

    Luanda – O desenvolvimento e estruturação da formação de professores e de especialistas e investigadores em educação vai merecer uma atenção especial por parte do Executivo Angolano, com a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) até 2017.

    Segundo o PND a que a Angop teve acesso, o programa prevê também apetrechar o corpo docente a todos os níveis do sistema de educação de pessoas com perfil científico, técnico e pedagógico adequado, promover a dignificação e valorização do professor e implementar um sólido sistema de oferta de formação de professores segundo o modelo sequencial.

    O Executivo pretende ainda, no âmbito da formação de docentes, criar um sistema de informação sobre formação, recrutamento e carreira de professores, identificar as necessidades quantitativas de professores até 2020, nos vários níveis e disciplinas de ensino, e criar a oferta de profissionalização pedagógica.

    É ainda pretensão do Executivo ajustar a rede de oferta de formação de quadros docentes a nível médio, incrementar a oferta de formação avançada em Ciências da Educação, proceder à acreditação profissional dos cursos do ensino superior pedagógico, promover a avaliação para reconhecimento dos cursos médios como habilitação para a docência e proceder ao reconhecimento de cursos não direccionados para o ensino como habilitação própria para a docência.

    O PND para 2013-2017 inicia um novo ciclo da história e experiência do sistema de planeamento de Angola.

    É o primeiro plano de médio prazo elaborado no quadro da nova Constituição do País e após a aprovação da Lei de Bases Gerais do Sistema Nacional de Planeamento.

    O plano abrange também um período de grande importância para o futuro do País. Situa-se no meio-percurso da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo “Angola 2025”. Esta valorização assenta, em primeiro lugar, na alfabetização e escolarização de todo o Povo Angolano, que são a base para a formação e qualificação técnico-profissional e formação superior dos seus quadros essenciais ao desenvolvimento sustentável, equitativo e pujante de Angola.

    O Executivo pretende que o PND 2013-2017 seja o veículo principal que, à luz da Estratégia Angola 2025, oriente e intensifique o ritmo e a qualidade do desenvolvimento em direcção ao rumo fixado: aumentar a qualidade de vida do povo angolano de Cabinda ao Cunene, transformando a riqueza potencial que constituem os recursos naturais de Angola em riqueza real e tangível dos angolanos.

    “Estabilidade, Crescimento e Emprego” constitui a ideia-força do PND 2013-2017.

    O PND 2013-2017 será igualmente o instrumento essencial para que o crescimento da economia angolana seja essencialmente suportado na diversificação da estrutura económica nacional. (portalangoip.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema