Sexta-feira, Abril 19, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Egito aposta num acordo com o FMI para liquidar dívidas com empresas petrolíferas estrangeiras

    O Egito aposta num acordo com o Fundo Monetário Internacional para resolver uma crise monetária que o ajudará a liquidar dívidas acumuladas com empresas petrolíferas estrangeiras.

    “Eles são parceiros estratégicos de longo prazo. Eles estão chegando a longo prazo”, disse o ministro egípcio do Petróleo, Tarek el-Molla, numa entrevista no Cairo, referindo-se às empresas a quem são devidos pagamentos. “Eu não diria que eles estão felizes, mas eles se acomodariam ou entenderiam e seriam pacientes por algum tempo.”

    El-Molla não revelou o valor dos atrasados, mas disse que isso será resolvido depois que o FMI e o Egito assinarem um acordo. “Isso é algo que estamos abordando e que tem prioridade e será definitivamente resolvido após assinatura com o FMI.”

    A Bloomberg informou anteriormente que o acordo com o FMI pode exceder 10 mil milhões de dólares.

    O país mais populoso do mundo árabe já enfrentava a pior crise económica em décadas e uma escassez de divisas antes da eclosão do conflito Israel-Hamas, em Outubro, ameaçando perturbar o comércio e o turismo. As receitas provenientes dos trânsitos do Canal de Suez caíram desde que os ataques dos militantes Houthi do Iémen forçaram as principais empresas de transporte marítimo a evitar o Mar Vermelho.

    O Egipto já passou por uma crise semelhante antes, quando a dívida com empresas petrolíferas estrangeiras se acumulou após uma revolta em 2011, atingindo os 6,3 mil milhões de dólares a certa altura. Demorou anos para o país liquidar essa dívida.

    Separadamente, a produção de gás do país caiu para 5,5 mil milhões de pés cúbicos por dia, disse o ministro, citando declínios naturais nos campos. Esse é o nível mais baixo em anos, de acordo com cálculos da Bloomberg. O país, que exporta o seu fornecimento de gás sobressalente principalmente para a Europa como GNL, pode ser forçado a suspender novamente os envios no Verão para satisfazer a procura local.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema