Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Católicos empenhados na preparação do jubileu da diocese

    Cuanza Norte - Igreja da Sé Catedral de Ndalatando (Foto: Cuanza Norte)
    Cuanza Norte – Igreja da Sé Catedral de Ndalatando (Foto: Cuanza Norte)

    A comunidade católica da província do Cuanza Norte está actualmente empenhada no aprimoramento das condições organizativas visando as celebrações do jubileu dos 25 anos da fundação da diocese de Ndalatando, a comemorar-se a 5 de Julho do ano em curso, de acordo com o bispo local, Dom Almeida Kanda.

    Em entrevista exclusiva à Angop, Dom Almeida Kanda referiu que a igreja encontram-se actualmente na fase derradeira dos preparativos para o encerramento do grande acontecimento do 25º aniversário da diocese local, fundada em Março de 1990.

    Referiu que desde a abertura das comemorações dos 25 anos das bodas de prata, a 4 de Julho de 2014, a igreja local tem estado a constatar uma grande adesão e participação dos cristãos de todas as paróquias nas actividades programadas, visando dar sentido ao lema do evento “Em Cristo um só coração e uma só alma”.

    Dom Almeida Kanda disse esperar igualmente que, com a realização do presente jubileu possa constatar-se o reforço da unidade dos cristãos, onde todos possam celebrar os mistérios da fé e comprometer-se com a missão da evangelização.

    Esclareceu que, para a organização do evento foram constituídas várias comissões que, desde o ano transato, se encontram empenhadas na organização de eventos litúrgicos inseridos nas celebrações das bodas de prata da diocese local.

    O prelado esclareceu que as comemorações do jubileu serão antecedidas da realização de várias actividades vocacionais e de oração, que servirão para a reflexão profunda da actual realidade das vocações missionárias da diocese, a par da peregrinação ao santuário de Nossa Senhora Auxiliadora de Ndalatando, durante o mês de Maio que é dedicado à Maria mãe de Jesus.

    Já na véspera do encerramento das festividades, Dom Almeida Kanda disse que a diocese deverá acolher um simpósio sobre a evangelização no território do Cuanza Norte e virado à abordagem de temas sobre a evangelização e reforço da promoção humana, sobretudo em relação as acções desenvolvidas pela igreja ao nível dos sectores da educação e saúde.

    A Diocese de Ndalatando conta actualmente com nove paróquias instaladas em oito dos dez municípios da província do Cuanza Norte, com excepção de Bolongongo e da Banga.

    A diocese teve como primeiro bispo o missionário capuchinho de nacionalidade italiana, dom Pedro Luís Scarpa, actualmente reformado. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema