Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Construtoras forçadas a perdoar metade da dívida de Angola

    O Estado angolano comprometeu-se a pagar as dívidas a empresas portuguesas. Mas a queda do kwanza vai diminuir o pagamento.

    É uma espécie de perdão de dívida forçado. O estado angolano comprometeu-se a saldar as dívidas às empresas portuguesas, especialmente ao setor da construção. Mas não assume o efeito da desvalorização do kwanza, segundo o Expresso. Isso implica que as empresas portuguesas tenham de assumir um perdão forçado de cerca de 300 milhões de euros.

    A notícia surge depois da visita de António Costa a Luanda, a meio deste mês de setembro. A divisa angolana tem estado em queda livre face ao euro e ao dólar. Só desde o início do ano desce cerca de 40% face à divisa americana. Isso coloca pressão adicional às entidades angolanas para fazerem face à dívida contraída noutras moedas.

    Um dos maiores devedores é o próprio Estado que, no passado, recorreu já a tipos menos convencionais de acordos para saldar a dívida, abatendo créditos em troca de dívida soberana, por exemplo. (Dinheiro Vivo)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema