
Ao todo, dois militares nigerinos e seis bandidos armados morreram durante dois confrontos que opuseram sucessivamente patrulhas das Forças Armadas Nigerinas (FAN) a um grupo de traficantes de droga e combatentes da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), indica um comunicado divulgado ontem pelo Ministério nigerino da Defesa Nacional.
De acordo com o documento, o primeiro confronto ocorreu a 3 de Setembro, em Djado (extremo norte do Níger), entre uma patrulha do Exército nigerino e traficantes de droga. As FAN registaram um morto e um ferido ligeiro, enquanto três traficantes foram abatidos.
Durante esta operação, o Exército nigerino recuperou três veículos de tipo Toyota Pick-UP que continham 4.959 quilos de resina de cannabis e uma importante quantidade de munições. O segundo confronto, ocorrido na quinta-feira, opôs um destacamento das FAN a um grupo de combatentes da AQMI, no norte do país, fazendo um morto e dois feridos do lado das forças armadas e três mortos nas fileiras dos bandidos, lê-se no mesmo comunicado. Durante este confronto, as forças de defesa recuperaram dois veículos, uma importante quantidade de munições, ao mesmo tempo que 59 jovens recrutas, com idades compreendidas com 19 e 20 anos, foram resgatados.
O comunicado sublinha que, na sequência da deterioração da situação na Líbia, um dispositivo de segurança adicional foi instalado na província de Agadez (Norte), onde patrulhas terrestres estão a ser realizadas constantemente, ao mesmo tempo que missões de reconhecimento aéreas.
Fonte: Angop
Fotografia: AFP