Quinta-feira, Maio 30, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Candidato aberto à segunda volta

    Comissão eleitoral do país negou as acusações de fraude e garante que os resultados escrutinados são verdadeiros e confiáveis

    O principal candidato da oposição à Presidência da Libéria, Winston Tubman, disse, no domingo, que pretende participar numa eventual segunda volta contra a actual Presidente do país, Ellen Johnson Sirleaf.
    A declaração é um recuo em relação à posição adoptada na véspera, quando oito partidos, incluindo o de Tubman, anunciaram um plano de boicotar o pleito, alegando fraudes e manipulação na contagem de votos.  Em entrevista à BBC, Tubman disse que cogitou retirar-se do pleito, mas acabou por tomar a decisão de se manter na disputa, diante do cenário quase confirmado de uma segunda volta.
    A Comissão Eleitoral do país negou as acusações de fraudes. Resultados parciais divulgados, no domingo, pela agência Associated Press davam 44,6 por cento dos votos a Sirleaf, percentagem insuficiente para que ela vença a primeira volta. Tubman, segundo colocado na contagem de votos, obteve 31,4 por cento. Os resultados finais são divulgados a 26 de Outubro.

    Eleição pós-guerra

    As eleições em curso, também para cargos legislativos, são as segundas a serem realizadas na Libéria desde o fim da guerra civil do país, que durou 14 anos e acabou em 2003. Sirleaf foi eleita, em 2006, a primeira mulher a presidir um país africano e foi laureada, há poucos dias, com o Prémio Nobel da Paz (em conjunto com uma activista liberiana e uma iemenita).

    A Prémio Nobel da Paz é elogiada pela comunidade internacional por ter colaborado para a pacificação da Libéria e por abrir caminho para o fim de sanções externas a partir do exterior contra o país.
    Observadores dizem, porém, que a Presidente  não conta com tamanha popularidade dentro da Libéria, acusada por grupos de críticos de não fazer o suficiente para mitigar a pobreza profunda ainda existente na República da Libéria.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema