Terça-feira, Maio 28, 2024
23.4 C
Lisboa
More

    Brasil e Rússia firmam cooperação cultural sobre participação na II Guerra Mundial

    Foi realizada nesta quinta-feira (11) a apresentação do desfile do Regimento Imortal, a ser realizado no Rio de Janeiro, em 5 de maio. Durante o evento, a Sputnik Brasil conversou com o vice-presidente da Casa da ANVFEB, Israel Blajberg, sobre a visita que a delegação brasileira fará à Rússia nas comemorações do Dia da Vitória.

    Brasil e Rússia firmaram um acordo de intenções visando a cooperação e o intercâmbio cultural sobre a participação dos dois países na Segunda Guerra Mundial. A parte brasileira assinou hoje o documento que será levado a Moscou para ser assinado pela parte russa durante as comemorações da vitória dos aliados.

    O vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Israel Blajberg, contou à Sputnik Brasil sobre a viagem que uma comitiva brasileira da associação de veteranos fará à Rússia entre os dias 6 e 16 de maio.

    “Nós estamos fazendo um protocolo de intenções, que são parcerias com as entidades russas de veteranos, e eles já estiveram aqui no ano passado no Dia da Vitória, e esse ano nos convidaram para retribuir a visita e assistir o desfile na Praça Vermelha”, disse Blajberg, que irá chefiar a delegação brasileira.

    De acordo com ele, o protocolo de intenções assinado entre os dois países prevê a realização do Dia do Brasil no Museu da Grande Guerra Patriótica, que vai constar de filmes, exposição, livros sobre o Brasil. “Será uma série de atividades de intercâmbio com as associações russas”, comenta.

    “Vamos ficar 10 dias na Rússia, 8 em Moscou e 2 na cidade histórica de Vladimir. Vamos visitar os museus, ter palestras na universidade MGIMO [Universidade Estatal de Relações Internacionais], que tem um curso de português, vamos fazer exposições, uma série de intercâmbios. E na cidade de Vladimir vamos visitar a associação de veteranos, vamos lançar o livro ‘Bruxas da Noite’, sobre os aviadores soviéticos da Segunda Guerra Mundial.

    É uma série de atividades, todas voltadas para a participação do Brasil e da Rússia na Segunda Guerra Mundial, lutando contra o nazifascismo”, detalha o vice-presidente da ANVFEB.
    De acordo com Blajberg, o protocolo de intercâmbio cultural é importante para que a história da participação do Brasil e da Rússia na Segunda Guerra Mundial e na luta contra nazifascismo seja mais conhecida.

    “Hoje em dia isso está sendo esquecido e até negado, como por exemplo o Holocausto. Tem muita gente que nega o Holocausto, mas isso é um absurdo. Precisamos manter essa bandeira levantada da luta contra o nazifascismo, da luta contra o Holocausto, pra que isso nunca mais se repita”, completa Israel Blajberg.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem compete com o Brasil pela liderança do ‘Sul Global’?

    Uma oportunidade para brilhar. É assim que diversos meios de comunicação e analistas internacionais enxergam o período atual da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema