Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Brasil: Chefe de Estado apela à permanente unidade africana para desenvolvimento do continente

    Brasília (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, apelou na noite de segunda-feira, na capital federal brasileira, Brasília, a unidade dos países africanos para lutarem pela sua liberdade económica e a criar “boas alianças”.

    Presidente da República recebe diplomatas (Foto: Pedro Parente)
    Presidente da República recebe diplomatas (Foto: Pedro Parente)

    Declarou que depois da unidade para a libertação do continente do colonialismo e do apartheid, conseguida a libertação política e completa de África “hoje estamos na luta pela libertação económica”.

    O Presidente intervinha numa encontro de cortesia com embaixadores de países africanos, no quadro da visita de estado que efectua à República Federativa do Brasil.

    Falou da necessidade de os agrupamentos económicos regionais, continuarem a lutar para conseguir a autosuficiência em África, no domínio alimentar, prestação de serviço e assistência médica de qualidade, produção de água potável e sua distribuição à todas as populações.

    José Eduardo dos Santos referiu que, à semelhança de outros continentes que vão criando blocos económicos fortes, África deve juntar todas as forças para melhor conduzir esta luta pelo desenvolvimento económico e social, pela conquista do lugar que o continente merece no mundo.

    Apontou o Brasil como um exemplo de bom parceiro de cooperação, por ter uma “política progressiva e bastante positiva em relação à África, no sentido da promoção da paz, estabilidade, do desenvolvimento económico, social e científico e sobretudo na transmissão das suas experiências para resolução dos problemas que afligem as populações mais pobres”.

    Afirmou que o Brasil é um país muito importante para África, por ser constituído por muitos descendentes de países africanos que contribuíram com o seu génio e trabalho para o desenvolvimento deste país e que trouxeram elementos culturais, que ligam os povos dos dois continentes.

    O Chefe de Estado angolano indicou como outro elemento fundamental, a contribuição brasileira na formação de quadros africanos, considerado como um elemento estratégico para o desenvolvimento.

    Lembrou que o continente tem recursos naturais abundantes, mas nem sempre está a altura de os valorizar, transformando o produto para colocar no mercado com valor acrescido.

    Salientou que, normalmente, nos acordos com grandes companhias estrangeiras, sobretudo de países ocidentais, África sai sempre a perder.

    “Vendemos a matéria bruta barata e importamos os produtos industrializados muito caros”, por não estarmos em condições de discutir os contratos com vantagens.

    Para o estadista angolano, a formação do capital humano é fundamental para a valorização dos recursos e o aumento da riqueza.

    “Nós os africanos precisamos de bons parceiros e bons aliados, que neste mundo complexo, em que ainda há quem queira ver África em lugares subalternos, nos possam apoiar a defender as nossas posições e a assumir, no contexto da Nações, as posições que merecemos”, afirmou.

    José Eduardo dos Santos falou da realidade angolana de longos anos de guerra e do programa de paz que, felizmente, deu certo e que se procura levar a outros povos do continente.

    Por conseguinte, defendeu a necessidade de se reforçar as relações de amizade e de cooperação entre todos os países africanos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema