Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Brasil anuncia apoio à candidatura de Angola ao Conselho de Segurança da ONU

    (ionline.pt)
    (ionline.pt)

    A eleição será feita depois de Setembro próximo, durante a 69.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e engloba o mandato para o período 2015/2016

    A Presidente brasileira Dilma Rousseff anunciou hoje o apoio do Brasil à candidatura de Angola a membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU, justificado com o “olhar atento” que poderá representar naquele órgão.

    “Estou certa de que Angola poderá oferecer um olhar atento e alternativas equilibradas aos atuais desafios à Paz e à segurança internacionais”, afirmou, em Brasília, Dilma Rousseff, após uma reunião no Palácio do Planalto com o homologo angolano, José Eduardo dos Santos.

    O Presidente da República de Angola terminou hoje uma visita de Estado ao Brasil e a diplomacia internacional, além dos assuntos económicos, foi um dos assuntos em cima da mesa.

    “Concordamos que Brasil e Angola são atores importantes no processo de democratização das relações internacionais”, disse Dilma Rousseff, no discurso de encerramento desta visita, antes de justificar o apoio à candidatura angolana.

    “A África e a América Latina precisam de estar melhor representadas nos processos decisórios globais, que necessitam de mais legitimidade. Por isso, é com especial satisfação que anunciei ao presidente Santos o apoio brasileiro à candidatura de Angola ao Conselho de Segurança da ONU para o próximo biénio”, afirmou a Presidente brasileira.

    A eleição será feita depois de setembro próximo, durante a 69.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e elgloba o mandato para o período 2015/2016.

    Durante o discurso oficial, ainda no Palácio do Planalto, o Presidente angolano agradeceu e retribuiu o anúncio brasileiro de hoje.

    “Nós sabemos que é intenção do Brasil candidatar-se à conferência internacional dos Direitos Humanos. E Angola apoia essa candidatura do Brasil firmemente”, disse José Eduardo dos Santos, pouco antes de garantir que o país vai também “continuar a torcer” para que o Brasil seja o próximo campeão do mundo de futebol.

    Depois do Brasil, O Chefe de Estado angolano prossegue a visita à América Latina desta vez em Cuba, onde permanecerá entre 17 e 20 de junho.

    Além de concorrer ao Conselho de Segurança da ONU, Angola preside desde 15 de janeiro à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que visa a resolução de vários conflitos que permanecem ativos naquela região africana. (ionline.pt)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema