Quarta-feira, Maio 15, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Bengo: Sistemas de Água de Caxito e Porto Kipiri concluidos em 2014

    (Angop)
    (Angop)

    Caxito – O director da fiscalização da empresa “H3P”, Pedro Matos, afirmou hoje, terça-feira, em Caxito, que os novos sistemas de captação, tratamento e abastecimento de água potável à cidade de Caxito e da localidade do Porto Quipiri (Dande), província do Bengo, entrarão em funcionamento em Junho de 2014.

    Em declarações à imprensa, a margem da visita do ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, o responsável disse que o projecto decorre a bom ritmo, prometendo concluir as obras nos prazos assumidos.

    Pedro Matos garantiu que os trabalhos de execução da rede de distribuição de Caxito se encontram a 80 porcento, enquanto a empreitada da rede de distribuição das Mabubas e Porto Kipiri está a 90 porcento.

    Frisou que os trabalhos de construção das Estações de Tratamento de Água (ETA) encontram-se na fase de execução de 70 porcento, tendo assegurado que a partir de Junho do próximo ano estarão concluídas as obras, além da formação do pessoal que vai trabalhar nas ETA.

    Segundo Pedro Matos, a rede de distribuição beneficiará, nesta primeira fase, 42 mil habitantes em Caxito e seis mil na localidade do Porto Quipiri.

    Salientou que a previsão global do projecto que tem três fases deverá beneficiar cerca de 80 mil habitantes de Caxito e do Porto Quipiri até 2035, permitindo à população consumir mais água e com melhor qualidade.

    A segunda fase contempla uma expansão da rede que eventualmente poderá ser executada em 2020 para 60 mil habitantes das duas localidades, dada a possibilidade de construção de novas infraestruturas, enquanto a terceira será o horizonte do projecto para 80 mil habitantes em 2035.

    Explicou que a Estação de Captação de Água Bruta de Caxito terá uma capacidade de bombear cinco mil 800 metros cúbicos/dia para ETA e a do Porto Kipiri, que está dimensionada para 600 metros cúbicos/dia, poderá ser expandida para 1800 metros cúbicos, no caso da população aumentar.

    O projecto, prosseguiu a fonte, compreende ainda uma rede de distribuição de 58 quilómetros para a localidade do Sassa Povoação, cidade de Caxito e Açucareira e em Porto Kipiri terá uma rede de distribuição de cerca de 15 quilómetros.

    A primeira pedra para a construção dos novos sistemas de abastecimento de água potável à cidade de Caxito e ao Porto Quipiri foi lançada em Março de 2012, em cerimónia orientada pelo secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva.

    O projecto, cujas obras estão a cargo de uma empresa chinesa, está avaliado em cerca de 29 milhões de dólares. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema