Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Banco Mundial incentiva aposta no capital humano

    O novo director do Banco Mundial (BM) para Angola, Jean-Chistophe Carret, incentivou hoje, em Luanda, o Governo angolano a postar mais no capital humano, de modo a garantir melhores resultados no processo de diversificação da economia.

    Ao falar em conferência de balanço da sua primeira visita ao país, na sede do Ministério das Finanças, o responsável acrescentou que o reforço na formação técnico-profissional do homem, para uma nação que quer atrair investimentos e melhorar o ambiente de negócio privado, permitirá enfrentar esta estratégia com a sua população activa mais preparada e actualizada.

    Jean-Chistophe Carret referiu que a gestão e direcção dos financiamentos feitos pelo Banco Mundial é da responsabilidade dos governos filiados, mas uma vez que Angola tem como meta o aumento da sua capacidade produtiva, com a dinamização da Agricultura e outros sectores, o homem deve ser prioridade.

    Relativamente aos USD 50 mil milhões a serem disponibilizados a 48 países da África Subsariana, o director informou que Angola está fora desta lista pelo facto da mesma beneficiar apenas os países mais pobre e Angola faz parte do grupo de países de rendimento médio alto.

    Vera Daves , Ministra das Finanças (à dir.) e Jean-Christophe, Novo Director do Banco Mundial para Angola.
    (FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO)

    Este escalão de rendimento médio afasta os pais deste empréstimo anunciado em Julho último.

    Por outro lado, informou que o BM tem estado apoiar a pretensão do Estado angolano em retirar a subvenção dos combustíveis, assim como encontrar as melhores políticas de alocação de verbas as famílias desfavorecidas como o programa de transferências monetárias “Kwenda”.

    Na conferência de imprensa, a ministra das Finanças, Vera Daves, referiu que quanto à parceria com esta instituição financeira, há dois pilares, um relacionado a financiamento a projectos no domínio da agricultura familiar, educação e aprendizagem para todos e no domínio da saúde que progridem a bom ritmo.

    O segundo pilar está relacionado à implementação de reformas e assistência técnicas, onde BM apoia com o repensar das empresas de água visando torna-las mais eficiente, trabalho que se estende ao sector de telecomunicações.

    Vera Daves disse que neste pilar integra igualmente o projecto de inclusão financeira e outros.

    A visita do francês Jean-Chistophe Carret que substituiu do cargo o senegalês Abdoulaye Seck, enquadra-se no objectivo de se actualizar, assim com constatar de perto os projectos que estão a ser aplicados em Angola no âmbito da relação de financiamento do Banco Mundial.

    Recentemente, o Conselho de Administração do Banco Mundial elevou o pacote financeiro da carteira de projectos para Angola de 1,32 mil milhões de dólares para 2,52 mil milhões.

    Aprovado no quadro do “Angola Day”, do Banco Mundial, o financiamento vai ser aplicado em três iniciativas estruturantes do Executivo, nomeadamente o projecto de fortalecimento do Sistema de Protecção Social (320 milhões de dólares), a operação de Apoio Orçamental (500 milhões de dólares) e o Projecto Bita (Energia e Águas) – 500 milhões de dólares.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema