Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Autoridades angolanas e chinesas assinam acordo de cooperação

    Luanda – Um acordo de cooperação económica e técnica entre a República de Angola e a República Popular da China foi rubricado hoje, quarta-feira, em Luanda, pela Secretária de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação, Ângela Bragança, e o embaixador chinês, Gao Kexiang.

    Angola e China assinam acordo de cooperação (Foto: Lino Guimarães)
    Angola e China assinam acordo de cooperação (Foto: Lino Guimarães)

    O acordo, que decorre de uma ajuda não reembolsável do Governo da China no valor de 200 milhões de Yuan, prevê a reabilitação e apetrechamento do Hospital Geral de Luanda.

    Em declarações à imprensa logo após a assinatura, a Secretária de Estado Ângela Bragança referiu ser este mais um passo na consolidação da parceria estratégica entre os dois países, que está ao nível da excelência.

    “Existe o projecto do Hospital Geral de Luanda, que se encontra em fase de acabamento, decorrendo nesta altura as questões precisamente ligadas ao apetrechamento”, disse.

    Acrescentou que “neste mesmo quadro, estão em curso outros projectos tendo, muito recentemente, havido a confirmação da parte chinesa em apoiar a construção do Instituto de Relações Internacionais, entre outras acções que se enquadram na iniciativa do Fórum Macau”.

    Por sua vez, o diplomata chinês Gao Kexiang referiu que o acordo “demonstra, mais uma vez, o dinamismo da cooperação entre os dos países, bem como o interesse da China em participara no processo de desenvolvimento de Angola, que é um país amigo”.

    Ainda em relação a cooperação entre os dois países frisou que, além do Hospital Geral de Luanda, a cooperação é igualmente extensiva à construção de uma escola primária na província do Huambo e também um centro agrícola em Luanda.

    Para o diplomata, os projectos a desenvolver dependem sempre do interesse do Governo angolano, uma vez que o seu país, como nação amiga, estará sempre disposto a apoiar.

    Disse que as autoridades chinesas pretendem com isso oferecer a sua experiência nos distintos sectores aos angolanos, que estão nesta fase de reconstrução e desenvolvimento.

    Testemunharam igualmente a cerimónia altos funcionários do ministério das Relações Exteriores, da saúde e do Governo Provincial de Luanda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema