Quarta-feira, Maio 15, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Angola/Chade: Comunidade residente satisfeita com visita do Presidente Idriss Déby Itno

    Luanda – Mais de 300 membros da comunidade tchadiana residente em Luanda, manifestaram hoje (segunda-feira), no aeroporto, a sua satisfação pela visita oficial de 48 horas que o Presidente Idriss Dédy Itno efectua a Angola.

     Comunidade chadianos residentes em Angola Foto: Fotos de Francisco Miudo

    Comunidade chadianos residentes em Angola (Foto: Fotos de Francisco Miudo)

    A demostração de alegria ocorreu momentos após a sua chegada a capital angolana, quando, representantes da comunidade tchadiana, agrupados na zona frontal do complexo presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o saudaram com cânticos, panfletos, bandeiras, cascóis e outros dísticos daquele país.

    Entre os dísticos, feitos de pano podia-se ler as seguintes frases: “Viva a cooperação entre o Tchade e Angola, “Viva a amizade entre os dois povos”,” Obrigado Itno pelo desenvolvimento do nosso querido país o Tchad”. “A comunidade tchadiana em Angola saúda o Presidente Idriss Déby  Itno”, entre outras informações.

    O Chade, também chamado de Tchade ou Tchad, é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Líbia, a norte, com o Sudão a leste, com a Republica Centro Africana (RCA), a sul, com Camarões e Nigéria, a sudoeste, e com o Níger, a oeste.

    Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desértica no norte, o cinturão árido do Sahel, no centro, e a savana sudanesa fértil, no sul. O Lago Chade, do qual o país obteve o seu nome, é o segundo maior corpo de água da África e o maior do país. O seu ponto mais alto é o Emi Koussi no Deserto do Sahara.

    A capital do Chade, N’Djamena, é a cidade mais populosa do país. Abriga mais de duzentas etnias. Os idiomas oficiais são o árabe e o francês, enquanto as religiões oficiais são o islão e o cristianismo.

    Angola e o Chade pretendem relançar as suas relações de cooperação  com esta visita de dois dias ao país do Presidente idriss Déby Itno, estando previsto acções na área dos petróleos, principalmente, visto que este Estado africano começou recentemente a fazer a exploração do crude e espera contar com a experiência angolana no sector. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema