Quarta-feira, Maio 15, 2024
13 C
Lisboa
More

    Angola continua a jogar um papel importante do domínio das políticas de desenvolvimento

    Maria Vale Ribeiro - Representante Residente da ONU (Foto: Lino Guimarães)
    Maria Vale Ribeiro – Representante Residente da ONU (Foto: Lino Guimarães)

    A representante das Nações Unidas em Angola, Maria de Valle Ribeiro, disse hoje na cidade do Namibe, que o pais continua a jogar um papel importante no domínio das políticas de desenvolvimento a nível financeiro, económico e internacional.

    Maria de Valle Ribeiro falava no âmbito do dia das Nações Unidas que hoje se comemora, tendo afirmado que a organização não é somente o PNUD, FAO, UNICEF e outras organizações mas sim os Estados membros, apontando Angola como um deles desde 1976 após um ano da proclamação da sua independência Nacional.

    Disse ainda que a participação de Angola nas Nações Unidas tem evoluído bastante com varias transformações e influenciado pelo contexto histórico que o pais viveu durante muitos anos.

    “ Hoje estamos a chegar a um ponto em que Angola está a jogar um papel importante em vários aspectos não só em termos de agências de desenvolvimento mas também a nível financeiro, económico, bem como das políticas internacionais que nos orgulha bastante”, acrescentou a representante residente do sistema das Nações Unidas.

    Para ela a festa das Nações Unidas é de todos os Estados membros, tendo reconhecido que há paz, progresso, respeito pelos direitos humanos e desenvolvimento cada vez mais sustentável.

    Apelou aos países membros a reflectirem sobre a problemática da erradicação da pobreza, verificando o que já foi feito e o que falta por se fazer enfrentando novos desafios  como o problema das alterações climáticas e aspectos  ligados ao desenvolvimento sustentável.

    A representante residente das Nações Unidas encontra-se nesta cidade acompanhada pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim,  em visita de trabalho de dois dias.

    A delegação no Namibe está a  acertar os planos para mitigação dos efeitos das alterações climáticas e visitar áreas afectadas pela desertificação e seca.

    Durante a estadia no Namibe a ministra assistiu a apresentação do projecto de reabilitação de terras, iniciativa que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  (FAO) e outras agências.

    O projecto em curso no Parque Nacional do Iona, o programa nacional sobre saneamento total liderado pela comunidade (STLC), a apresentação do plano sobre o projecto do centro piloto agro -ecológico da Bibala são outros aspectos a serem analisados nesta reunião, agendada para o primeiro dia de trabalho.

    Para o segundo dia, de acordo com a nota, constam visitas a algumas áreas afectadas pela desertificação no município do Tômbwa, no Parque Nacional do Iona e na Reserva Parcial do Namibe.

    Integram a delegação da ministra do Ambiente, a Secretária de Estado para Biodiversidade e Áreas de Conservação, Paula Coelho, técnicos do sector, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), União Europeia, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema