Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Angola assume presidência da Conferência das Jurisdições Constitucionais

    Luanda – Angola assumiu a presidência da Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa, em deliberação saída da sua última Assembleia, realizada em Maputo de 14 a 16 do corrente mês.

    A informação vem expressa numa nota de imprensa do Tribunal Constitucional angolano, chegada à Angop hoje, sábado.

    Adianta constar ainda das decisões a fixação de consultas entre os presidentes dos Tribunais membros sobre o tema relacionado com o Direito Constitucional, material a ser discutido na próxima sessão ordinária.

    Salienta que a Assembleia aprovou a celebração do Acordo de Cooperação entre a Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa e a Comissão de Veneza.

    Os Tribunais membros, refere, enfatizaram o seu compromisso em promover a consolidação e o desenvolvimento de uma cultura constitucional comum entre os países que usam a Língua Portuguesa, o que reflecte os profundos laços históricos, culturais e de amizade que existem entre os seus povos.

    No prosseguimento, a nota informa que os participantes manifestaram regozijo pela realização da segunda Assembleia, e reafirmaram o desejo de continuarem a aprofundar a cooperação que desenvolvem entre si.

    Neste contexto, frisa, saudaram a iniciativa do Supremo Tribunal Federal do Brasil de instituir o “Programa Tobias Barreto”, que visa promover o intercâmbio entre os magistrados de países integrantes da Conferência, tendo aprovado a sua inserção no plano de actividades do próximo biénio.

    De igual modo, aponta, os participantes receberam com satisfação e deliberaram aceitar, na generalidade, a proposta do Supremo Tribunal Federal do Brasil de editar-se, anualmente, uma publicação intitulada “Grandes Decisões das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa”, a ser concretizada durante o período acima referido.

    O documento dá conta que os Tribunais membros da Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa lamentaram o facto de não terem podido contar com a participação do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau, membro de direito da Conferência.

    Na ocasião repudiaram os sucessivos entraves que foram sendo colocados à deslocação da sua respectiva Presidente, a Veneranda Juíza Conselheira Maria do Céu Monteiro, e de seus pares, a quem reiteraram a sua indefectível solidariedade.

    A Conferência exprimiu a sua firme condenação ao golpe militar ocorrido na Guiné-Bissau, em grave desrespeito pela ordem constitucional estabelecida, com acções violentas e ameaças contra dirigentes democraticamente legitimados, e com a suspensão da segunda volta das eleições presidenciais ali em curso.

    Desta feita, informa que a Conferência junta a sua voz à de todos quantos na Guiné-Bissau, em África e na comunidade internacional, têm exigido o respeito pela Constituição daquele País, pelas Cartas das Nações Unidas e da União Africana.

    “Os Tribunais membros têm a convicção de que, no mais breve espaço de tempo virá a prevalecer a força da razão sobre a razão da força e que será reposta a normalidade constitucional naquele país irmão”, refere.

    Angola esteve representada nesta segunda Conferência pelo presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, o juiz Conselheiro, Agostinho Santos, entre outros funcionários da instituição.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema