Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Caso “Augusto Tomás”: Juízes apresentam quesitos sobre os factos da acusação

    Os juízes conselheiros do Tribunal Supremo Joel Leonardo, Norberto Sodré e João Pedro Fuantoni apresentam, hoje, na Câmara Criminal, em Luanda, os quesitos (perguntas jurídicas) sobre os factos alegados pelo Ministério Público e pelos advogados dos réus Augusto Tomás, Isabel Bragança, Manuel Paulo, Rui Moita e Eurico Alexandre Pereira da Silva, no caso “Conselho Nacional de Carregadores”, em julgamento naquela instância.

    Os juízes vão formular várias perguntas, questionando-se se os factos em que os réus são acusados estarão provados ou não.

    O antigo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, é o réu principal e é acusado de crimes de peculato na forma continuada, violação das normas de execução do Plano e Orçamento, na forma continuada, um crime de abuso de poder na forma continuada, dois crimes de participação em negócios, um crime de branqueamento de capitais e outro de associação criminosa.

    Os antigos gestores do Conselho Nacional de Carregadores também são acusados de vários crimes no exercício das suas funções enquanto gestores públicos.

    A última audiência, realizada na terça-feira passada, foi de alegações finais, depois de uma longa fase de produção de provas. Nas últimas alegações, a representante do Ministério Público, Júlia Lacerda, pediu aos juízes da causa a condenação dos réus na pena máxima dentro da moldura penal dos vários crimes de que são acusados. A magistrada do Ministério Público pediu apenas a absolvição do réu Eurico Pereira da Silva.

    Os advogados consideram a acusação e a pronúncia eivadas de vícios derivados do relatório da IGAE (Inspecção Geral da Administração do Estado) e que por isso deixa cair por terra todo o processo, porquanto os procedimentos utilizados na instrução do processo violam princípios constitucionais.

    O juiz presidente da causa, Joel Leonardo, depois de ouvir atentamente as alegações do Ministério Público e dos advogados pediu aos réus para esgrimirem as últimas palavras antes do acórdão.

    Os cinco réus, nas suas últimas declarações, mostraram-se arrependidos pelos supostos factos de que são acusados. Depois da apresentação dos quesitos hoje, espera-se pelo anúncio da data da leitura do acórdão.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema