Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Jorge Carlos Fonseca “sem palavras” para descrever recepção dos cabo-verdianos na Califórnia

    O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou-se hoje encantado com a recepção que lhe foi oferecida pelas “gentes das ilhas” residentes no Estado norte-americano da Califórnia.

    Numa curta publicação efectuada na sua página da rede social Facebook, o chefe de Estado descreve um local “repleto” de cabo-verdianos nascidos no país mas, sobretudo, das segunda e terceira gerações, palco de uma “tremenda demonstração de apego às raízes”.

    “Entusiasmo, festa, música, abraços e beijos, palavras e gestos tocantes, lágrimas… ficarão seguramente retidos na minha memória momentos tão fortes, tão plenos de emotividade, tão singela e intensamente cabo-verdianos”, escreveu, completando que depois das homenagens que recebeu no domingo fica com orgulho daquela comunidade.

    “Tenho muito orgulho em ser o seu Presidente (…) Que bela, sólida, rica e inigualável ‘rede social’ crioula!”, reforçou Jorge Carlos Fonseca, agradecendo “do fundo do coração” a todos, em especial aos integrantes do “fantástico Caboverdean Strong Califórnia”.

    Também no domingo, Jorge Carlos Fonseca recebeu a congressista (democrata) Karen Bass num encontro “muito útil e promissor”, em que os temas privilegiados foram os “ compactos” MCA e a cooperação CV/USA.

    Acompanharam Jorge Carlos Fonseca, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares e o embaixador Carlos Veiga.

    Jorge Carlos Fonseca iniciou na sexta-feira, 21, uma visita aos Estados Unidos da América com um encontro com o governador da Califórnia, Edmund Gerald “Jerry” Brown.

    O Presidente caracterizou o encontro como “uma primeira aproximação de Cabo Verde a este “importante Estado americano”.

    “Uma conversa agradável, simpática, útil e promissora sobre as relações entre o nosso país e a Califórnia”, escreveu Jorge Carlos Fonseca completando que o diálogo foi atravessado, por vezes, “por alguma dose de humor”, que abordou um relacionamento entre Cabo Verde e Estados Unidos, que perfaz 200 anos.

    Sobre a mesa estiveram, segundo o chefe de Estado cabo-verdiano, a cooperação actual entre os EUA e Cabo Verde, os pacotes do Millennium Challenge Account Cabo Verde (MCA-Cabo Verde), a comunidade cabo-verdiana nos EUA e na Califórnia, bem como as perspectivas de cooperação, que a “a área da energia foi privilegiada no encontro, merecendo especial atenção do Governador”.

    Acompanharam Jorge Carlos Fonseca no encontro o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, o embaixador Carlos Veiga e o cônsul-geral, Hermínio Moniz. (Inforpess)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema