Quarta-feira, Maio 15, 2024
13 C
Lisboa
More

    VII Jogos da Região 5: De Maputo a Luanda – Angola vai dando cartas

    Depois da participação na primeira edição dos jogos da SADC, em Maputo, Moçambique, hoje jogos da região 5 da União Africana, em que ficou na nona posição na classificação geral, Angola vem mostrando a sua força desportiva nesta região ao longo dos anos, tendo chegado ao pódio na última edição (VI jogos), decorrida em Bulawayo, no Zimbabwe, em 2014.

    (Foto: Portal de Angola)
    Aspecto da reunião Executivo do Conselho de Ministros da região 5 na Vila dos Jogos (Foto: Portal de Angola).

    Apesar do objectivo ser de fomentar a unidade regional, diferente de muitos eventos desportivos, onde cortar a meta em primeiro é o principal objectivo, os contendores tudo fazem para terem uma boa prestação, e os angolanos não vão ficando atrás neste quesito, melhorando, sempre que possível, a sua representação a cada edição, onde o domínio pertence aos sul-africanos.

    O ministro de Moçambique (Foto: Portal de Angola)
    O ministro de Moçambique (Foto: Portal de Angola)

    Na edição piloto, em 2004, Moçambique foi aplaudido na região por mostrar coragem na organização do evento, após outros países terem recusado a proposta do Conselho Supremo para o Desporto em África, organismo oficial responsável pela implementação de todas as actividades desportivas da SADC, em conformidade com o Protocolo sobre Cultura, Informação e Desporto.

    Presenciando o Hino Nacional. (Foto: Portal de Angola)
    Presenciando o Hino Nacional na Vila dos Jogos, à Via Expresso.. (Foto: Portal de Angola)

    Nesta primeira edição, Angola fez-se representar por 137 atletas nas modalidades de basquetebol (masc/fem.), futebol (masc/fem.), atletismo, boxe e os paralímpicos, tendo amealhado seis medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e uma de bronze, que lhe valeram a nona posição.

    O ouro coube ao basquetebol masculino e atletismo adaptado nos 200 metros planos. O basquetebol e futebol, em femininos, e o boxe em masculino arrebataram a prata, enquanto o paralímpico feminino levou o bronze.

    (Foto: Portal de Angola)
    Troca de presentes. (Foto: Portal de Angola)

    Já em 2006, na Namíbia, na segunda edição, apesar dos embaraços na preparação das respectivas selecções, com pouco tempo de treinos e atrasos na inscrição, Angola voltou a conquistar seis medalhas, mas desta vez três foram de ouro e igual número de prata, numa prova em que estreou a modalidade de Netball para ganhar experiência.

    (Foto: Portal de Angola)
    (Foto: Portal de Angola)

    No país de San Nujoma, as medalhas de ouro foram conseguidas pelo basquetebol (uma) e boxe (duas), em masculino, e a prata pelo basquetebol e futebol feminino e uma no desporto adaptado.

    Ainda à procura do seu espaço nesta região sul do continente africano, a representação nacional foi à África do Sul, em 2008, na terceira presença, com uma delegação de 120 elementos e ocupou a modéstia sétima posição, com uma medalha de ouro no basquetebol masculino, uma de prata no feminino e quatro de bronze.

    Swazilândia2010 – Angola ameaça pódio 

    A alerta da aproximação do poderia de Angola veio dar-se na quarta edição, na Swazilândia, em 2010, quando alcançou a quarta posição no geral, com a conquista de seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e outra de bronze.

    Com 150 atletas, a representação angolana acabou, com todo o mérito, por deixar aquele país com o sentimento do dever cumprido, dado que viu melhorada a sua posição no quadro geral de medalhas, em comparação à edição anterior, subindo três degraus.

    Futebol masculino, basquetebol, tanto em masculinos, tanto em femininos, subiram ao lugar mais alto do pódio. Em termos individuais, o destaque recai para a atleta paralímpica Esperança Gikasso, na classe T12. A jovem atleta angolana conquistou três medalhas, sendo uma de ouro e as restantes de prata e bronze.

    Quando tudo apontada para uma melhoria na classificação, os jogos a seguir foram uma decepção para os angolanos, que baixaram dois lugares na Zâmbia, em 2012, apesar das cinco medalhas de ouro e duas de bronze conquistadas pelo judo.

    Bulawayo/Zimbabwe – Finalmente o pódio

    Com uma caravana de 172 indivíduos, entre atletas, técnicos, dirigentes e jornalistas, com o lema “Angola no Zimbabwe vencendo com Fair Play”, os angolanos desfilaram todo o seu perfume em terras de Robert Mugabe e terminaram na terceira posição, numa prova ganha, como sempre, pela África do Sul.

    Primeira vez no pódio desde o início dos jogos, contribuíram para o feito as modalidades de basquetebol (masculino e feminino), atletismo adaptado (três de ouro, quatro de prata e uma de bronze), atletismo (uma de bronze), boxe (duas de ouro e uma de bronze) e Judo (três de ouro).

    Depois deste feito, Angola, com certeza, vai querer manter-se entre os melhores, aproveitando-se desta edição que o país acolhe a partir de sexta-feira para ultrapassar as adversidades.

    Destinados a atletas até vinte anos de idade, os VII Jogos da Região 5 vão decorrer de 9 a 19 por pouco mais de dois mil participantes, entre atletas, técnicos e oficiais dos 10 países membros.

    As delegações estarão instaladas na Escola Superior da Polícia, a sul da cidade, a escassos quilómetros de dois recintos de jogos: o estádio 11 de Novembro e o Pavilhão Multiusos de Luanda.

    Participam nos Jogos da Região 5 Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema