Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    São Vicente : Governo de Cabo Verde responde ao Presidente

    O Governo de Cabo Verde reagiu às declarações do Presidente da República em relação à situação em torno da ingovernabilidade do município de São Vicente, no Barlavento.

    A situação em torno do município de São Vicente continua bloqueada, o que mereceu uma declaração do Chefe de Estado José Maria Neves na quarta-feira 3 de Novembro.

    Janine Lélis, ministra da Coesão Territorial, reagiu às palavras do Presidente, indicando que “nós (o Governo) estamos a desenvolver as nossas acções, em conformidade com o quadro legal constitucional do país”. Sem mencionar o Presidente, a ministra indicou que o Governo estava a fazer todo o seu possível para desbloquear a situação em São Vicente, no norte do arquipélago.

    Na quarta-feira 3 de Novembro, o Chefe de Estado tinha interpelado o Governo, declarando que lhe cabia proteger os governos autónomos locais, acrescentando que “há já algum tempo que espero que o Governo tome medidas dentro do quadro legal. As autarquias locais têm autonomia, mas a tutela da legalidade é por parte do Governo”.

    A autarquia de São Vicente depara-se com dificuldades de ordem política com a sua administração. Augusto Neves, presidente da câmara municipal, não tem maioria e 5 vereadores entregaram um requerimento para pedir a perda de mandato do edil, esta quarta-feira. O presidente da câmara em causa tinha tomado medidas, como enceramento ao trânsito de uma rua muito frequentada no centro, que suscitou ampla controvérsia. O autarca retirou aos vereadores da oposição os seus pelouros. Alguns movimentos da sociedade civil já a perda de mandato na justiça.

    RFI

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema