Quinta-feira, Junho 6, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Renda resolúvel é a única forma para classe média comprar residência

    director abacusO director executivo da consultoria Abacus destaca o crescimento que o sector imobiliário continua a registar apesar de ter considerado que existem ainda alguns entraves no mercado.

    Jornal de Economia & Finan­ças (JE) – O sector imobiliário em Angola está dependente do desenvolvimento econó­mico do país. Como avalia o crescimento deste ramo ?

    Paulo Trindade (PT) – O sector imobiliário é um dos que à semelhança de tantos outros em Angola, está na fase de crescimento e a cami­nho da maturação.

    JE – Quais são os princi­pais constrangimentos que o sector ainda enfrenta?

    PT – Entre outros, eviden­cio o burocrático, com extre­ma dificuldade de adaptação da máquina do Estado às ne­cessidades do ideal funcio­namento do mercado, provo­cando constrangimentos no mercado. Havendo dificulda­des nos registos, não há hipo­tecas, nem créditos.

    JE – Em Comparação aos anos em que se registaram uma procura intensa, prin­cipalmente em 2008/2009, existe uma melhoria em termos de equilíbrio/baixa dos preços?

    PT – Em alguns segmentos verificou-se uma redução de valores, especialmente nos edifícios coloniais e mora­dias no centro de Luanda. Nos edifícios novos não hou­ve redução dos valores, com excepção de alguns. Com a esperada entrada de muitos negócios no sector petrolífero e diamantífero, o crescimento das organizações em Angola, não se deverá esperar redu­ções de valores, pois os edifí­cios novos a entrar na cidade são inferiores ao esperado aumento da procura.

    JE – Continua o fenómeno “venda de apartamentos na planta” que muitas empre­sas imobiliárias realizavam em anos anteriores?

    PT – Isso acabou há quase dois anos, após as más ex­periências. Haviam pessoas que já tinham comprado e pago algo, quando termina­dos os espaços físicos, fica­vam àquem em termos de dimensão do que as pessoas esperavam, invariavelmente pequenos demais. Hoje ape­nas, de forma marginal, se vende em planta.

    JE – Qual os segmentos (residencial ou escritório) regista mais procura?

    PT – Ambos. As empresas têm dificuldades em encon­trar espaços adequados onde trabalhar, em termos de resi­dências, pois há uma procu­ra imensa da classe média. Basta ver as últimas notícias sobre as centralidades.

    JE – O que está na base da re­lativa baixa de preços nos vá­rios segmentos imobiliários?

    PT – A pouca maturida­de da oferta, pois a procura se mantém. Ou seja, alguns proprietários viram-se pri­vados por algum tempo dos rendimentos a que estavam habituados. E o que fizeram, em vez de esperar um pouco mais, foi baixar o preço.

    JE – Existem sinais para que as empresas ligadas ao sector direccionem os seus produtos para as províncias mais carenciadas?

    PT – Não. Se não há po­der de compra para estes serviços, não há mercado, e não faz sentido.

    JE – Com o surgimento das novas Centralidades, quais são os ganhos para o sector?

    PT – Dinamização, ofere­cendo produtos imobiliários a uma nova franja do merca­do que, sem estas, não teria condições de aceder à dese­jada habitação.

    JE – Até que ponto a renda resolúvel poderá facilitar a aquisição de residências?

    PT – Poder pagar por parce­las mensais é o modelo usado internacionalmente para que todos possam aceder à casa própria. A renda resolúvel pode facilitar a aquisição, visto que é a única forma em que a classe média pode comprar casa dado que não dispõe de dinheiro em mão. ADÉRITO VELOSO (Jornal de Economia & Finanças)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ucraniano pró-russo detido em hospital francês por suspeita de planear um atentado

    Um homem de nacionalidade ucraniana e russa, da região russófona de Donbass, foi detido esta segunda-feira à noite depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema