Sábado, Junho 1, 2024
21 C
Lisboa
More

    Reclusos defendem maior celeridade na emissão das certidões de sentença

    Os reclusos do estabelecimento prisional do Bentiaba, na província do Namibe, pediram na quarta-feira maior celeridade na emissão das certidões de sentença por parte dos tribunais de condenação.

    Numa mensagem apresentada ao primeiro secretário provincial do MPLA, Isaac dos Anjos, durante a visita que efectuou ao estabelecimento prisional, o recluso António Santana, que cumpre uma pena de 23 anos, pediu às autoridades do Namibe para intervirem junto do Ministério do Interior, a favor da regularização dos salários resultantes dos serviços prestados durante a sua permanência na cadeia.
    Os reclusos pediram ainda maior atenção do Executivo à actividade agrícola praticada nas fazendas dos serviços prisionais e que tem garantido a segurança alimentar das cadeias e da província em geral.
    Em declarações à imprensa, Isaac dos Anjos recordou o valor histórico da cadeia do Bentiaba, antigo centro prisional de São Nicolau, por ter acolhido vários nacionalistas angolanos que lutaram pela independência de Angola.
    O político encorajou os reclusos a aproveitarem as oportunidades que aquela unidade prisional oferece, como a formação escolar e profissional, para facilitar a sua reinserção na sociedade após o cumprimento das penas. Além disso, garantiu que o seu partido vai apoiar a melhoria das condições da cadeia e da população penal. A visita de Isaac dos Anjos enquadra-se nas comemorações do aniversário do MPLA, que se assinala a 10 de Dezembro.

    Reabilitação

    O hospital da unidade prisional da localidade do Bentiaba está a receber obras de reabilitação para conferir maior dignidade ao atendimento da população penal.
    A empreitada, a cargo da empresa China Jiangsu, vai ter a duração de três meses. O hospital, com capacidade para 60 camas, foi construído na época colonial e há muito que necessitava de uma intervenção, devido ao seu avançado estado de degradação.

    Salas de aulas

    Estão a ser recuperadas as salas de internamento, a par de outras repartições da unidade sanitária.
    O projecto prevê ainda o apetrechamento da infra-estrutura com meios e equipamentos hospitalares de última geração. Construída em 1824, a unidade prisional do Bentiaba acolhe um total de 1.290 prisioneiros, oriundos de diversas províncias do país. A cadeia funciona em regime aberto e a maioria dos reclusos presta trabalhos nas fazendas dos serviços prisionais da província do Namibe.
    O estabelecimento conta ainda com uma escola de 12 salas, que lecciona desde a iniciação até ao ensino médio, acolhendo, este ano lectivo, um total de 500 reclusos, além de outras crianças e jovens que habitam na comuna do Bentiaba. Cerca de 300 reclusos ficaram fora do sistema de ensino, por falta de salas. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema