Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Palácio da Justiça aberto em Viana

    Ministra Guilhermina Prata anunciou as vantagens de integração de vários serviços

    O Palácio de Justiça de Viana, inaugurado ontem pela ministra da Justiça, Guilhermina Prata, vai acolher algumas secções do Tribunal Provincial de Luanda, anunciou ontem a titular da pasta.
    Ainda está em estudo a definição das secções a serem transferidas para Viana, mas a ministra da Justiça entende que a escolha pode recair para as secções criminais, de Família ou Trabalho.
    O tribunal comporta cinco gabinetes para juízes e igual número para procuradores e três salas de audiências. Além do tribunal, o Palácio de Justiça de Viana alberga também serviços do cartório notarial e um posto de identificação para emissão de bilhetes de identidade.
    A inauguração das novas instalações, de acordo com a ministra da Justiça, é um sinal dos esforços do Executivo para criar melhores condições de trabalho para os funcionários e aproximar os serviços de justiça aos cidadãos.
    O Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa, presente na cerimónia de inauguração, saudou o anúncio de que as novas instalações vão acolher algumas secções do Tribunal Provincial, dado o congestionamento que se regista no Palácio de D. Ana Joaquina, onde funcionam as secções criminais.
    O administrador de Viana, José Moreno, que também estava satisfeito, atribuiu um significado especial à inauguração do Palácio de Justiça, por acontecer no dia em que o município completa 47 anos. “É uma mais-valia para a população e para os funcionários da Justiça”, frisou.A cerimónia foi testemunhada pelos presidentes dos tribunais Constitucional e Supremo, Rui Ferreira e Cristiano André, respectivamente, e pelo Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa.
    Na sexta-feira passada, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou o Palácio de Justiça do Kilamba Kiaxi.

    A ministra da Justiça inaugurou também a Loja de Registos, situada no Bairro Popular. No local, os cidadãos podem efectuar o registo comercial, civil, automóvel e predial, além do cartório notarial.
    Guilherme Prata indicou que uma das vantagens é a integração de vários serviços num único espaço. A ministra anunciou a inauguração, nos próximos meses, de uma segunda loja dos registos em Luanda, a funcionar no “Nosso Centro”, na zona do Gamek.
    A ministra Guilhermina Prata inaugurou, ainda ontem, as novas instalações da Conservatória de Registo Automóvel de Luanda. Os serviços dessa conservatória estão a ser informatizados, para permitir maior celeridade no atendimento aos cidadãos.
    A gestora do projecto de informatização afirmou que vão ser digitalizados os processos já existentes e os processos que vão entrar daqui em diante para diminuir o tempo de pesquisa.
    O sistema, de acordo com a ministra da Justiça, vai permitir igualmente que os cidadãos possam solicitar o registo das suas viaturas via Internet e consultar os dados sobre os processos e diminuir o tempo para a entrega dos títulos de propriedade.
    A ministra da Justiça inaugurou, igualmente ontem, o segundo Guiché Único da Empresa, situado na zona dos Coqueiros. Trata-se de um serviço que vem facilitar o processo de constituição, alteração ou extinção de empresas e actos afins.
    A cerimónia de inauguração foi testemunhada pelo ministro da Economia, Abraão Gourgel, e pela presidente da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes, que consideraram que a nova infra-estrutura vai contribuir no aumento da capacidade para a captação de investimentos.

    Fonseca Bengui

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: JA


    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Bom dia Ilustres. Há mais de um mês que eu ligo para este número para marcação do B.I do meu filho Abner Segunda, sem exito.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema