Sexta-feira, Maio 3, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    ONGs moçambicanas exigem anulação do concurso para a composição da Comissão de Eleições

    A dois dias do prazo de candidaturas da sociedade civil para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), um grupo de 10 organizações exige que o processo seja anulado, por falta de objetividade nos critérios.

    O grupo, que inclui o Fórum Mulher e Fórum das Rádios Comunitárias, é liderado pelo Centro de Integridade Pública (CIP).

    “Considerando que falta objetividade nos critérios de elegibilidade dos candidatos das organizações da sociedade civil anunciados pela Comissão Adhoc, com a inclusão de termos com algum sentido dúbio, tal como ‘reconhecido mérito moral e profissional’ ..exigimos que o processo seja anulado,” dizem os signatários da petição.

    O MISA Moçambique, organização que defende interesses da comunicação social, também associa-se ao movimento peticionário, “de forma solidária”.

    “Não estamos diretamente envolvidos, contudo, tudo o que for em defesa de uma transparência no processo, apoiamos” disse Ernesto Nhanale, director executivo daquela organização.

    O grupo exige que o concurso seja antecedido por iniciativas de consulta pública sobre o perfil dos candidatos, para “permitir a elaboração de critérios objetivos de elegibilidade”.

    Apesar da contestação ser pública, consta que o processo está a andar e há várias candidaturas submetidas e outras em marcha, até mesmo de organizações signatárias da petição.

    A Comissão Adhoc criada pelo Parlamento para conduzir o processo de seleção diz-se surpreendida pelo posicionamento, porque até já há vários processos recebidos. Ainda assim, a comissão promete trazer um posicionamento oficial, na quarta-feira, 25.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema