Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Ministro da Defesa Nacional trabalha no Reino do Lesotho

    O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, participa de 16 a 17 do corrente mês, no acto formal do termo do mandato do contingente angolano na Missão de Prevenção da SADC no Reino do Lesotho (SAPMIL).

    Nesta deslocação, o ministro faz-se acompanhar do presidente da 2ª Comissão de Defesa e Segurança da Assembleia Nacional, Roberto Leal Monteiro, de deputados à Assembleia Nacional, de responsáveis dos ministério da Defesa Nacional e das Relações Exteriores, assim como das Forças Armadas Angolanas (FAA).

    Angola presidiu a Missão de Prevenção da SADC para o Reino do Lesotho e o Comité de Supervisão, no quadro da presidência rotativa do Órgão de Política, Defesa e Segurança da organização regional.

    O mandato terminou em Agosto último, durante a 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da comunidade, realizada em Windhoek, Namíbia, onde Angola passou o testemunho.

    O Reino do Lesotho vive uma prolongada crise política, caracterizada por golpes e tentativas de golpes de Estado, assim como quedas de governos e eleições antecipadas. Registou o assassinato de dois chefes das suas forças armadas, em 2015 e 2017 respectivamente.

    Na sequência desses desenvolvimentos, o Governo do Lesotho solicitou a intervenção da SADC que lançou a SAPMIL, em Novembro de 2017, e procedeu ao desdobramento, em Dezembro do mesmo ano, de um contingente de 269 efectivos, entre militares, policias, civis e especialistas de inteligência de sete, dos 16 países membros da organização regional.

    Neste contingente, Angola detém o maior número de efectivos militares, com quatro pelotões, seguida da Zâmbia, com um. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema