Domingo, Junho 2, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Mina do Txiegi na Lunda Sul vai ajudar a diversificar as receitas fiscais- Ministro

    O ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, disse sábado, em Saurimo província da Lunda Sul, que a Sociedade Mineira do Txiegi, vai ajudar a diversificar as fontes de receitas fiscais e proporcionar emprego para a juventude, tendo em conta a sua capacidade de produção.

    Em entrevista à imprensa, a margem da inauguração da referida mina, localizada na localidade do Luo, 90 quilómetros de Saurimo, o dirigente sublinhou que para a sua implementação foram empregues 15 milhões de dólares norte-americanos e enquadra-se no programa da Endiama e dos projectos mineiros que devem ser inaugurados a curto prazo.

    Francisco Queiroz realçou que o projecto vai dar passos rápidos de desenvolvimento económico e consequentemente contribuir para a diversificação da economia nacional, tendo em conta o grande potencial que ele dispõe.

    ‘’ A mina tem uma particularidade importante pelo facto de estar localizada numa zona limítrofe entre as províncias da Lunda Norte e Sul, daí a garantia de dar emprego a juventude das duas regiões bem como ajudar no desenvolvimento socioeconómico das mesmas’’, salientou.

    O ministro atestou que os diamantes continuam á ser a principal actividade mineira do país, continuando a merecer a principal atenção do seu pelouro, por ser uma das apostas para a diversificação da economia.

    Fez saber que a inauguração do referido empreendimento mineiro, acontece num momento em que Angola comemora 14 anos de paz e de reconciliação nacional, o que é bastante animador, tendo em conta o processo de diversificação da economia em curso no país.

    ‘’Os diamantes são industrias da paz e o executivo tem prestado muito atenção as industrias mineiras sobretudo na arrecadação das receitas fiscais e a criação de postos de trabalho’’ ressaltou o ministro tendo revelado que em 2015 o país produziu 9 milhões e quase 20 mil quilates.

    Anunciou que dentro de pouco tempo, será inaugurada mais duas minas, com maior realce para o Luaxi, que poderá duplicar a produção do país nos próximos 5 anos.

    Testemunharam a inauguração, o ministro da construção, Valdemar Pires, o secretário de Estado para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, o presidente do conselho de administração da Endiama, Carlos Sumbula, bem como os governadores das províncias da Lunda Norte e Sul, Ernesto Muangala e Cândida Narciso, respectivamente. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema