Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Mariano Nhongo aceita dialogar para parar ataques no centro do país

    O líder da Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, aceitou dialogar para a pacificação da região centro do país e vai enviar os seus representantes de modo a dar início ao processo de paz efectiva, segundo o Grupo de Contacto. Este aponta que “o diálogo é o único caminho a seguir” para a paz.

    Mirko Manzoni, enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto, confirma que reuniu com Mariano Nhongo e este mostrou-se disponível para o diálogo.

    “Apesar das dificuldades para uma reunião física, posso confirmar o contato com ele [Mariano Nhongo] e agradeço a sua disponibilidade para o diálogo e a sua proposta em enviar os seus representantes para iniciar o referido diálogo”, diz Mirko Manzoni, numa declaração a que o “O País”.

    O enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto explica ainda que foi ao encontro de Mariano Nhongo “com o objetivo de buscar a paz na região centro [Manica e Sofal]”.

    “O Acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional foi uma conquista marcante para o país e continuaremos no caminho para a sua implementação”, afirma Mirko Manzoni, para quem “as armas não são a solução e não podem ser a língua oficial de uma Nação que merece a paz”.

    Manzoni entende igualmente que “o diálogo é o único caminho a seguir e encoraja todas as partes a evitar o uso de violência para expressar suas queixas”, por isso, a Junta Militar da Renamo “deve parar todos os ataques antes de qualquer diálogo e todos os actores devem agir no interesse exclusivo da paz”.

    Semana passada, o Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou, na Assembleia da República, a disponibilidade do Governo para o diálogo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema