Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Marcela Costa leva exposição “Retalhos de Angola” ao Centro Cultural Português

     Marcela Costa, artista plástica e proprietária da Galeria Celamar (Foto: Arquivo/Joaquina Bento)

    Marcela Costa, artista plástica e proprietária da Galeria Celamar (Foto: Arquivo/Joaquina Bento)

    A artista plástica angolana Marcela Costa leva a partir de terça-feira (10) ao Centro Cultural Português, em Luanda, a exposição “Retalhos de Angola”.

    A artista apresentará 22 obras de tapeçaria, das quais 13 inéditas. Com tecidos, esteiras, missangas e tintas, que dão corpo a figurações diversas, Marcela Costa revisita a cultura tradicional de Angola, com uma incidência particular nos povos do Sul.

    “Retalhos de Angola” marca o regresso de Marcela Costa às exposições, após 10 anos de ausência, devido as responsabilidade à frente da Celamar (promoção/divulgação de outros artistas e organização de exposições).

    Marcela Costa nasceu no Golungo Alto, Cuanza Norte. Fez a sua formação em Luanda no Instituto Industrial, onde tirou o curso de Artes Visuais e posteriormente, o curso de Instrutor de Artes Plásticas. Em 1984, partiu para a Suécia, onde tirou o curso de Tecelagem Artística e suas Superações no Instituto Handarbetets Vanner em Estocolmo e Saterslanta Henslojdes Gard em Dolana.

    A artista conta no seu percurso com mais de 20 exposições individuais e mais de 30 colectivas, em galerias nacionais e internacionais. A primeira exposição individual foi apresentada em Luanda, na União Nacional de Artistas Plásticos. Entre os países onde apresentou exposições citam-se: Bélgica (1986), África do Sul (1994), EUA – sede das NU (2003), ex-Checoslováquia (1992), Gabão (1995), Itália, Japão, Zimbabwé, Botswana, Grã-Bretanha, Espanha (1992), Rússia, Coreia do Sul, Suécia (2006), China (2008), Portugal e Estónia (1990).

    Ao longo do seu percurso recebeu vários Prémios, em Angola e no estrangeiro, designadamente: – 1987: 1º Prémio da Exposição Trabalhadores da Importang; – 1987: Prémio ELF Angola – Bienal do Centro Internacional de Civilizações Bantu (CICIBA); – 1991: Prémio Assembleia Nacional do Gabão; – 1999: Prémio do Senado da República do Congo; – 2002: Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Artes Plásticas (3ª edição) – Angola (foi a única Artista Mulher a receber esta distinção); – 2004: Troféu “YariYariPamberi” nos EUA; – 2004: Menção Honrosa da Direcção Provincial da Cultura de Luanda; – 2009: Prémio Monumental – Luanda.

    Marcela Costa é fundadora e responsável da Galeria Celamar, na Ilha de Luanda, por onde, ao longo de mais de uma década, têm passado centenas exposições e milhares de artistas angolanos e estrangeiros. O espaço tem três projectos permanentes: A “Amostra de Arte Mulher”, iniciada em 2004, em alusão ao Dia Internacional da Mulher”, na qual participam várias dezenas de artistas; O “CoopeArte”, também criado em 2004, que, durante um mês, reúne no espaço da galeria, artistas locais e estrangeiros, para partilha de experiências, técnicas e materiais.

    Do trabalho realizado resulta uma exposição colectiva; o grupo de Meninas Percussionistas Celamar, constituído por algumas dezenas de jovens desfavorecidas, que recebem apoio e formação musical na galeria. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema