Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Macron acusa Turquia de fazer “jogo perigoso” na Líbia

    Foi durante a visita oficial do presidente tunisino a Paris que Emmanuel Macron voltou a condenar a intervenção militar turca na Líbia.

    O presidente francês acusa o homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan, de estar a fazer um “jogo perigoso”, referindo-se ao apoio militar da Turquia ao governo de Tripoli contra o Exército Nacional de Kalifa Haftar, o qual é apoiado pelos Emirados Árabes Unidos, pelo Egipto e pela Rússia.

    “Considero que a Turquia joga na Líbia um jogo perigoso e viola todos os compromissos assumidos durante a conferência de Berlim”, admitiu Emmanuel Macron.

    O presidente francês deixou criticas também à NATO, depois de, na semana passada, ter acusado vários navios turcos – que alegadamente transportariam armamento para a Líbia – de ameaçarem abrir fogo contra um navio francês em missão pela NATO, no mediterrâneo.

    O chefe de Estado diz que a organização não é eficaz e que está às portas da morte.

    “Quando vejo o que foi feito na semana passada sob o comando da NATO na costa da Líbia, considero inaceitável e recordo-vos da minha declaração do ano passado sobre a NATO estar em morte cerebral. Acho que este é o melhor exemplo disso”, disse Macron.

    França chegou a ser acusada de apoiar politicamente Haftar. O apoio foi descartado pelo governo de Macron mas as criticas perante a posição militar turca na Líbia acontecem desde o início da intervenção unilateral de Ancara no país do norte de África.

    A Líbia, rica em petróleo, está “engolida” pela violência desde a queda do ditador de longa data, Moamer Kadhafi. A luta pelo poder acontece desde então.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema