Sábado, Junho 1, 2024
22.9 C
Lisboa
More

    Loja de Registos do Kilamba Kiaxi atende mais de seis mil pessoas em seis meses

    Domingas Dias dos Santos - Administradora da Loja de Registo do Kilamba Kiaxi (ANGOP)
    Domingas Dias dos Santos – Administradora da Loja de Registo do Kilamba Kiaxi (ANGOP)

    A administradora da Loja de Registos do Kilamba Kiaxi, localizada no bairro Neves Bendinha, Domingas Dias dos Santos, considerou hoje, quarta-feira, satisfatória a actividade da sua instituição durante o primeiro semestre do ano em curso, com atendimento de seis mil 866 pessoas.

    Em declarações à Angop, Domingas Dias dos Santos, frisou que os primeiros meses do ano foram em que menos procura tiveram, mas ainda assim foi um período satisfatório, porquanto estavam a ser iniciados outros serviços similares.

    No mês de Janeiro foram efectuados mil e 479 registo de nascimentos, em Fevereiro baixou para 941, e em Março 932, afirmou, admitindo que “registamos um decréscimo de registos mas isso era uma situação relativa, pois estávamos no inicio do ano”.

    Em relação ao segundo trimestre, enfatizou, em Abril foi registado um acréscimo em todos os níveis, “na medida em que obtivemos no mês de Abril 984 registos, no mês de Maio ascendemos para 1054 registos, e no mês de Junho atingimos a cifra de 1476, e até a presente data estamos a registar maior fluxo de utentes aos nossos serviços”.

    A loja de registos do Kilamba Kiaxi tem instalado cinco serviços, nomeadamente registo civil, registo de propriedade de automóvel, registo comercial, serviços de notariado e serviços de registo predial.

    O conservador da Loja, Francisco Zeca, afirmou que a instituição tem realizado muitos casamentos, comparando mesmo com as conservatórias tradicionais.

    “ A semelhança dos casamentos, o registo de propriedade de automóvel também tem muita procura, assim como os actos de registo comercial”, disse, e “isso deve-se a celeridade que a loja de registos tem em satisfazer a solicitação dos utentes”.

    Em termos de cartório, Daniel Calambo, notário, considerou razoável  a procura dos utentes àqueles serviços.

    Quanto aos emolumentos pelo reconhecimento de documentos e que muita gente reclama estarem muito altos, o responsável fez saber que os valores são tabelados pela direcção nacional dos registos.

    Os serviços de notário englobam reconhecimentos de documentos, autenticação de cópias, escrituras públicas de empresas, procurações, abertura de sinal, entre outras tarefas.

    Domingas Dias dos Santos asseverou que a direcção da Loja de Registo do Kilamba Kiaxi trabalha no sentido de motivar os trabalhadores, porquanto tem as condições criadas para que os trabalhadores beneficiem de pequeno-almoço, “e assim estarem no local de trabalho nas horas recomendadas”.

    A Loja do Registo do Kilamba Kiaxi é um serviço integral de registo civil e foi inaugurada em Dezembro de 2011. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema