Sábado, Maio 4, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Gungo desperta da ‘letargia’ com novos projectos sociais em curso

    Situada a sul da cidade capital da província do Cuanza-Sul o Sumbe, para quem tenciona atingir a comuna tem de percorrer 130 quilómetros, que no passado eram feitos por mais de 14 horas e hoje, por apenas, duas horas fruto dos trabalhos que têm sido levados a cabo no troço de acesso à sede comunal numa extensão de 36 quilómetros, dos quais 13 já foram terraplanados no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM), para a alegria dos habitantes daquela localidade.

    José Ricardo | Sumbe

    Com uma população estimada em 43.436 habitantes com forte inclinação para agricultura e caça, o Gungo possui grandes reservas hídricas que incentivam a sua população a apostar forte no sector agrícola.

    Adão Pereira, Administrador municipal acredita no progresso da comuna do Gungo, pois, segundo afirma, aquela comuna ficou vários anos distante da sede capital o Sumbe, por falta de vias de acesso. Parcialmente resolvida esta questão, o cenário é diferente.
    “Dos 37 quilómetros de acesso à comuna já reabilitamos 13, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos municípios. São obras de terraplanagem de profundidade que estão a dar um novo oxigênio às populações que durante vários anos quase não passavam por aqui”, explica com satisfação.

    Adão Pereira, Administrador municipal acredita no progresso da comuna do Gungo.
    (Foto cedida)

    A boa nova para os habitantes do Gungo não vem apenas da estrada que vai conhecendo melhorias, dia após dia, vem também da reabilitação em curso do posto médico da comuna situada no Eval-Guerra.

    “Temos o plano elaborado e tão logo os trabalhos terminem vamos colar técnicos de saúde para, com normalidade, atenderem as preocupações das comunidades visto que já existe um médico que trabalha três vezes por semana na comuna”, garantiu.
    O administrador Adão Pereira, afirmou ainda que a comuna é rica em recursos hídricos. Por essa razão, está a ser levado a cabo trabalhos de desbravamento de vários hectares de terra para, no âmbito do Programa de combate a fome e a pobreza, incentivar as famílias a agricultura familiar e o relançamento da produção do café que já foi bandeira desta comuna.

    “As terras aráveis estão a ser preparadas para incentivar as famílias. A fonte de captação de água também tem estado a ser melhorada para melhor servir as populações. Aliás, já tem estado a bombear água a sede da comuna e estamos a lutar para levar o precioso líquido aos dois bairros próximos a sede”, garantiu.

    Escolas reforçam ensino e aprendizagem
    No domínio do PIIM, segundo o administrador, está em curso a construção de uma escola de sete salas, para a juventude da comuna. No próximo ano, mais uma escola vai nascer uma nova escola de 12 salas de aulas, para o ensino médio, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) para evitar a deslocação de jovens para outras localidades.

    “Temos também em curso na comuna obras de reabilitação do edifício da administração comunal e casas protocolares para o titular e seus quadros. Também estamos com forte intenção de recuperação das pontes nas vias de acesso aos campos de cultivo por serem todas de madeiras e já em estado obsoleto”, frisou, acrescentando estarem também a trabalhar com as autoridades policias para o reforço do número de efectivos na comuna.

    “Por essa razão construímos de raiz a esquadra policial faltando apenas o seu apetrechamento para dar conforto e comunidade aos agentes da polícia que têm a responsabilidade de combater o crime. Vamos também ter efectivos do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) para combater o crime contra a biodiversidade e a queima de vários hectares de terra”.

    Populares aplaudem acções do governo local
    Carlos Magalhães, de 47 anos, reside no bairro da Perda 1 e tem a comuna do Gungo como zona predilecta para fazer negócio.
    “Há 10 anos que faço os meus negócios na comuna. Tenho estado a levar óleo vegetal e outros produtos necessários para aquela população, que desde cedo tiveram sempre dificuldades em adquirir estes produtos”, disse, acrescentando que a recuperação dos 13 quilómetros de estrada deu uma lufada de ar fresco para aquela localidade que num futuro breve poderá conhecer melhorias acentuadas contrariando o passado.

    Maria Januário, de 60 anos, por seu turno, tem na comuna lavras de herança deixadas pelos seus pais. A anciã louva o trabalho que a administração municipal tem levado a cabo nos últimos dias, e enaltece o responsável daquela repartição do Estado por ser o único que, nas veste de administrador municipal, visitou a comuna e sempre transmitiu à população a esperança de dias melhores.

    “Aquando do lançamento das obras de reabilitação do centro de saúde da comuna, no Eval Guerra, vimos que o senhor administrador tem força para pôr a andar vários projectos que ouvimos falar e o exemplo é a reabilitação do centro de saúde e da estrada. São ganhos que mostram a vontade deste dirigente que com o apoio de todos pode fazer mais e melhor”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Porto de Antuérpia, na Bélgica, planeia porto de transporte de hidrogênio na Namíbia de € 250 milhões

    O Porto de Antuérpia Bruges, na Bélgica, planeia desenvolver uma instalação de armazenamento e exportação de hidrogénio e amoníaco...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema