Sábado, Maio 4, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    França: Hollande pede ‘respeito ao cargo de presidente’ após livro de ex-companheira

    (Foto de Alain Jocard/AFP)
    (Foto de Alain Jocard/AFP)

    O presidente francês, François Hollande, pediu nesta sexta-feira respeito para o cargo que ocupa em função da publicação do explosivo livro de sua ex-companheira e ex-primeira-dama, Valerie Trierweiler.

    Hollande descartou, em uma coletiva de imprensa durante a cúpula da Otan em Newport (Grã-Bretanha), que seus níveis recorde de impopularidade na França possam provocar seu abandono do poder.

    “Não há pesquisa que possa interromper o mandato que o povo dá”, disse.

    Hollande também afirmou que está a serviço dos mais pobres, o que é sua razão de ser.

    “Não aceitarei nunca que possam colocar em xeque o que é o compromisso de toda a minha vida, o que foi o fundamento de minha vida politica, meus compromissos, minhas responsabilidades, os mandatos que exerci”, acrescentou.

    Estas declarações foram feitas em resposta à publicação surpreendente do livro “Merci por ce moment”, no qual a ex-primeira-dama Valérie Trierweiler afirmou que o presidente se refere aos pobres como os “sem-dentes”.

    O governo francês também pediu esta semana respeito e dignidade em relação à presidência e ao ocupante do cargo.

    “Precisamos de respeito à vida privada e dignidade no debate público”, afirmou o primeiro-ministro Manuel Valls após conhecer os primeiros trechos do livro “Merci pour ce moment” que foi lançado na quinta-feira e já é líder de vendas na Amazon francesa.

    Valérie Trierweiler, de 49 anos, esteve no Palácio do Eliseu, a sede da presidência francesa, entre Maio de 2012 e Janeiro de 2014, um período curto, durante o qual não chegou a impor sua marca como primeira-dama.

    No livro, Trierweiler explica como descobriu que Hollande tinha uma amante, a actriz Julie Gayet, e o retrata como um homem desumano e que desdenha dos pobres.

    “Na verdade, ele não gosta de pobres. Ele, um homem de esquerda, fala em particular dos ‘sem-dentes’, e tem muito orgulho desta piada”, afirma a ex-companheira sentimental de Hollande.

    A frase sobre os “sem-dentes” virou viral e já é ‘trending topic’ no Twitter na França, com mais de 20.000 tuítes trocados.

    Hollande dará uma grande coletiva de imprensa no dia 18 de Setembro. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema