Sexta-feira, Maio 3, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    ‘Exército impediu a remoção de acampamento bolsonarista em Brasília’, diz Ibaneis

    Governador do DF prestou depoimento à Polícia Federal hoje (13)

    Governador do DF diz que Exército impediu a remoção de acampamento bolsonarista em Brasília;

    Segundo Ibaneis Rocha, a retirada tinha sido determinada por ele no dia 29 de dezembro;

    Em depoimento, afirma que o presidente Lula sabia da recusa por parte do Exército.

    O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse em depoimento à Polícia Federal que o Exército impediu a remoção de um acampamento bolsonarista em frente ao quartel de Brasília.

    De acordo com o relato obtido pela CNN, Ibaneis afirmou que determinou a retirada do acampamento no dia 29 de dezembro, há poucos dias da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entretanto, o Exército se opôs. O presidente Lula sabia dessa oposição.

    O governador ainda disse que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal era integralmente responsável por fazer a segurança dos atos do dia 8 de janeiro – quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

    Segundo ele, era a secretaria que recebia as informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), não ele. O órgão emitiu diversos alertas sobre o risco eminente de ataque a prédios públicos antes das manifestações – incluindo na véspera do incidente.

    Os textos foram distribuídos para todos os integrantes do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), rede que une 48 órgãos em 16 ministérios diversos.

    O que aconteceu com Ibaneis?
    Após os atos no DF, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o afastamento do governador pelo prazo de 90 dias. Ele é acusado de omissão por não conter os extremistas.

    A defesa de Ibaneis afirmou em documento enviado ao Supremo que o plano de segurança elaborado para a manifestação de domingo sofreu “atos de sabotagem” das forças de segurança locais e acusa policiais de terem agido com “conivência” e “colaboração” com os manifestantes golpistas e de terem cometido “deserção”.

    Ibaneis também exonerou o então Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. Este teve a prisão decretada por Moraes e a expectativa é de que chegue ao Brasil até sábado para se entregar à PF.

    O depoimento do governador foi concedido à polícia na manhã de hoje. Ele entrou pelos fundos da sede da PF em Brasília, acompanhado de dois advogados. O comparecimento de Ibaneis foi um pedido da própria defesa do governador afastado, que se antecipou a uma intimação.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Orangotango selvagem curou ferida com unguento que ele preparou, dizem cientistas

    Um orangotango-de-sumatra, que sofreu um ferimento na face, se curou aplicando um unguento preparado por ele próprio ao mastigar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema